Geral

Idris Elba questiona as oportunidades de atores negros nos Estados Unidos

Redação Folha Vitória

-

A polêmica sobre a falta de atores negros concorrendo a categorias do Oscar deste ano está pegando fogo! O ator britânico Idris Elba foi um dos que se pronunciaram sobre a questão da diversidade entre os atores de cinema e de TV.

- Nós precisamos ver o que cada um tem, ver que carreiras eles têm na TV, que papéis eles têm dentro e fora da TV. Você tem que se perguntar - as pessoas negras estão geralmente interpretando criminosos? As mulheres estão sempre interpretando interesses amorosos ou falando sobre homens? Os homens gays são sempre estereotipados? As pessoas com deficiência aparecem em algum momento? O motivo pelo qual eu fui para a América é que os Estados Unidos têm a política de diversidade mais famosa de todas, se chama Sonho Americano. O problema é o espaço entre o sonho e a realidade, ele explicou, de acordo com a rede de TV britânica BBC.

Em relação ao Oscar especificamente, alguns atores, como Jada Pinckett Smith, falaram sobre fazer um possível boicote à cerimônia. Em suas redes sociais, a atriz disse:

No Oscar, as pessoas de cor são sempre bem vindas para entregar prêmios... até para entreter, mas nós raramente somos reconhecidos por nossas realizações artísticas. As pessoas de cor deveriam todas se recusar a participar?

Mas nem todos os atores negros compartilham da mesma opinião. Janet Hubert publicou um vídeo no Youtube só para rebater Jada, dizendo:

Tem muita coisa acontecendo no mundo que você parece não reconhecer. Pessoas estão morrendo. Nossos garotos estão levando tiros de todos os lados. Pessoas estão passando fome. Pessoas estão tentando pagar contas. E vocês estão falando sobre alguns atores no Oscar. Isso não é importante.

A presidente da Academia que decide os indicados e vencedores do Oscar, Cheryl Boone Isaac publicou um comunicado oficial falando sobre a diversidade na edição deste ano da premiação.

Eu gostaria de reconhecer o trabalho maravilhoso dos indicados desse ano. Enquanto celebramos as conquistas extraordinárias deles, eu fico ao mesmo tempo chateada e frustrada sobre a falta de inclusão. Essa é uma conversa difícil mas importante, e é hora de grandes mudanças. A Academia está tomando medidas drásticas para alterar a composição dos nossos membros.

Deste ano em diante, ela promete que a Academia levará muito mais em consideração a diversidade necessária.

Pontos moeda