Geral

Kerry discute com diplomatas árabes questão na Síria e no Irã

Redação Folha Vitória

Riad - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniu com altos funcionários da diplomacia dos países do Golfo Pérsico a fim de aliviar as tensões após a reaproximação do Irã com os Estados Unidos. Na pauta, eles buscaram um consenso sobre quais os grupos de oposição sírios devem ser representados em futuras negociações de paz.

A reunião entre Kerry e os ministros das Relações Exteriores dos países do Conselho de Cooperação do Golfo ocorreu neste sábado na Arábia Saudita. Os chanceleres adotaram um discurso linha-dura contra o Irã e seu apoio ao presidente sírio Bashar Assad.

O Conselho, formado por Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait, também está preocupado com os desdobramentos do acordo nuclear com o Irã, que deu acesso a Teerã a bilhões de dólares em ativos congelados no Ocidente.

Autoridades dos EUA dizem que Washington apoia a Arábia Saudita na disputa com o Irã, mas gostariam de ver as tensões diminuírem para evitar uma maior desestabilização da região e complicações no processo de paz sírio. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda