Geral

Morte misteriosa de peixes em lagoa de Mimoso do Sul intriga moradores

A lagoa apareceu com uma mancha marrom e verde na superfície, com muitos peixes mortos boiando, o que levou o proprietário fazer contato com o Ibama e o Incaper informando o fato

Uma grande quantidade de peixes apareceu morta numa lagoa do bairro Pratinha, em Mimoso do Sul. Foto: Renata Mofati.

Uma grande quantidade de peixes apareceu morta numa lagoa do bairro Pratinha, em Mimoso do Sul, deixando o proprietário da localidade intrigado com o fato.

O empresário Dirceu Pires, conhecido popularmente na cidade como “Batatinha”, é dono da propriedade onde fica a lagoa. Ele conta que suspeita de envenenamento e que já procurou vários órgãos ambientais procurando uma resposta e solução para o caso.

A lagoa teria apresentado no início da semana uma mancha de cores marrom e verde na superfície da água, com muitos peixes mortos boiando, o que levou Dirceu Pires a entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informando o fato.

“Os dois órgãos me responderam que essa situação não estava em sua alçada, e que não poderiam fazer nada, mas como eu não descarto a possibilidade de envenenamento, vou providenciar a análise da água e cuidar da investigação”, afirmou Dirceu.

Segundo Dirceu Pires, a lagoa tem peixes com mais de vinte anos. São robalos, tambaquis, bagres, pacu, tucunaré, tilápias, entre outros.

Pontos moeda