Geral

Ifes oferta mais de 1,5 mil vagas em cursos superiores pelo Sisu

Resultado da seleção será divulgado na próxima segunda-feira. No mesmo dia será aberta a inscrição na lista de espera, para aqueles que ficaram de fora o curso de interesse

Resultado da seleção do Ifes pelo Sisu será conhecido na próxima segunda-feira Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgará, na próxima segunda-feira (30), a lista dos classificados para as 1.528 vagas oferecidas pela instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Na semana passada, o Ifes divulgou um edital para o preenchimento dessas vagas, que serão ofertadas em 25 cursos superiores da instituição, em 16 campi no Estado.

Os candidatos serão classificados dentro do número de vagas previsto para cada curso. Metade das vagas é reservada a ações afirmativas. Não há cobrança de taxa para se inscrever, e todos os cursos do Ifes são gratuitos.

Ainda na segunda-feira será aberta a inscrição na lista de espera, para aqueles que ficaram de fora o curso de interesse. A partir dessa lista é feito o preenchimento das eventuais vagas remanescentes da chamada regular.

Segundo o Ifes, os participantes da lista de espera deverão ficar atentos, pois neste ano o instituto fará apenas uma chamada geral, para que todos se apresentem no campus de interesse, com a documentação pertinente.

Sisu

As inscrições no Sisu começaram na terça-feira (24) e vão até sexta-feira (27). Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. 

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota 0 na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

O resultado será divulgado na próxima segunda-feira e o período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Pontos moeda