• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Carnaval de Vitória terá esquema especial de segurança e transporte

Geral

Carnaval de Vitória terá esquema especial de segurança e transporte

De acordo com o Observatório do Turismo da PMV, o Carnaval 2017 teve 17.674 foliões desfilando em 15 escolas, público estimado de 60 mil pessoas

Os desfiles das escolas de samba dos grupos A e Especial e das novas e tradicionais agremiações no Sambão do Povo terão um esquema especial de segurança pública, transporte, limpeza e ambulantes.

De acordo com o Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória, o Carnaval 2017 teve 17.674 foliões desfilando em 15 escolas, público estimado de 60 mil pessoas e R$ 13 milhões em movimentação financeira durante o evento, além de 61,5% de ocupação hoteleira nos dois dias de desfiles.

O levantamento apontou ainda que as 15 agremiações contrataram 1.124 empregados, contando com a ajuda de 674 voluntários, e gastaram para realizar o espetáculo cerca de R$ 7,13 milhões.

Veja o esquema preparado pela Prefeitura de Vitória:

Ônibus

Os foliões poderão contar com um esquema especial de ônibus elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) para voltar para casa.

A partir da zero hora dos dois dias de desfiles, as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2018 terão início e vão até o fim da demanda, no final da madrugada. O ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio - Centro, na avenida Robert Ewald.

Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas dos coletivos, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros e quantidade de demandas.

Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacurau”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando nas proximidades do Sambão.

Táxis

A Setran definiu ainda dois locais para pontos de táxis: um na altura do Carmélia e outro na área de dispersão do Sambão, em frente ao antigo Cais do Hidroavião. Serão 20 vagas de táxis em cada um dos pontos.

Os serviços estarão disponíveis a partir das 20 horas, tanto na sexta-feira (2) quanto no sábado (3) . Os fiscais da Setran estarão a postos para orientar os passageuros e garantir a qualidade dos serviços.

Segurança

Noventa e oito agentes de proteção comunitária e 116 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos, nos dois dias de folia, nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e diversos setores, proporcionando segurança a todos que forem à festa. A unidade móvel de videomonitoramento da Guarda também estará presente no evento.

Limpeza

Para os dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) preparou um mutirão de limpeza para a área externa do Sambão. No sábado (3), três equipes com dois caminhões-pipa, dois caminhões compactadores e um caminhão-baú farão a limpeza do entorno do complexo e da orla da baía.

Já no domingo (4), serão quatro equipes e mesmo número de veículos para deixar a área externa do local limpa.

Ambulantes

Fora da área do Sambão do Povo, os fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) vão organizar o comércio ambulante para evitar que profissionais não cadastrados atrapalhem a passagem de pedestres ou comercializem produtos não autorizados. Dentro do complexo, a atuação dos ambulantes ficará sob a responsabilidade da Liga que organiza o carnaval, a Liesge.