• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Espírito Santo nos próximos dias: 'Proteja-se'

Geral

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Espírito Santo nos próximos dias: 'Proteja-se'

A orientação da Defesa Civil é para que os cidadãos evitem áreas alagadas e procurem abrigos em locais seguros

A Defesa Civil do Espírito Santo enviou um alerta de chuvas intensas para os cidadãos capixabas na tarde desta segunda-feira (29). O alerta é válido para esta segunda, terça (30) e quarta-feira (31). O órgão pede para que a população do Estado evite áreas alagadas, procure abrigos em locais seguros e "proteja-se".

Um aviso, emitido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), alerta para tempestade de raios, chuvas intensas, vendaval e acumulado de chuva para todo o Estado nesta terça.

Por causa da formação de um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul, muitas áreas de instabilidade vão passar sobre o Espírito Santo esta semana. A previsão é de uma semana extremamente instável, com chuva frequente por todo o estado e com risco de chuva forte.

A chuva começa já nesta terça-feira (30), com previsão de chuva forte e volumosa para a Grande Vitória e o centro-sul do Espírito Santo. Porém, entre a terça-feira e o sábado, o risco de chover forte é alto para todo o estado.

Com o aumento da nebulosidade e da chuva, as temperaturas tendem a baixar em todo o estado já a partir desta terça-feira.

Tarde quente na capital

A tarde desta segunda-feira foi a mais quente do ano até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. Até 16 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia havia registrado 36,5°C de temperatura máxima pela medição da estação meteorológica automática, que atualmente é a referência usada pelo INMET para o monitoramento da temperatura em Vitória. O recorde anterior era 35,9°C, em 2 de janeiro.

A umidade relativa do ar na hora em que foi registrada esta temperatura estava em torno dos 40% e o índice de calor (sensação de calor) foi de aproximadamente 40°C.