Geral

Mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos oferecidos na Grande Vitória

São mais de 50 opções de cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos à população capixaba

Os cursos semipresenciais contarão com três aulas presenciais que acontecerão no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho

Nesta semana mais 2.065 mil vagas em cursos gratuitos serão abertas para a população capixaba. Desta vez os contemplados do OportunidadES serão os moradores dos bairros Jardim Botânico e Bela Aurora, em Cariacica, Vila Bethânia e Canaã, em Viana, e todos os moradores da Serra. Capixabas da área da educação também serão beneficiados com a nova modalidade de cursos do projeto, que é a semipresencial.

Essa é a primeira vez que o projeto oferta cursos na modalidade semipresencial. Ao todo, 400 vagas estão abertas com inscrições a partir desta terça-feira (23) até o dia 04 de fevereiro. A oferta abrange dois cursos: “Informática na Educação: Novas Mídias” e “Educação Especial e Inclusiva”, ambos com 200 vagas. Para se inscrever o candidato deverá ter licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência.

Os cursos semipresenciais contarão com três aulas presenciais que acontecerão no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, nos turnos matutino e vespertino. O candidato que ficar classificado de 01 a 100 realizará as aulas presenciais na parte da manhã, das 8h às 12h. Já os candidatos que se classificarem de 101 a 200 assistirão às aulas presenciais na parte da tarde, das 13h às 17h. A seleção será feita por ordem de inscrição.

Cada curso terá o total de 180 horas divididas em 164 horas a distância e 16 horas presenciais. As aulas a distância serão realizadas pela plataforma on-line do OportunidadES, da mesma forma dos cursos EAD que o projeto oferece.

Cada aluno receberá um login e uma senha para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do OportunidadES, e poderá assistir às aulas no computador, no tablet e no celular em qualquer horário do dia.

Mais ofertas

Também nesta terça-feira (23) as inscrições para os cursos presenciais nos bairros Jardim Botânico e Bela Aurora, em Cariacica, estão abertas. As ofertas somam 19 opções de cursos e 605 vagas destinadas aos moradores. As inscrições nos bairros encerram no próximo domingo (28).

Já nos bairros Vila Bethânia e Canaã, em Viana, as inscrições começam nessa quarta-feira (24) e terminam na próxima segunda-feira (29). Para os moradores serão oferecidas 600 vagas para 23 opções de cursos gratuitos.

E para os moradores da Serra as inscrições iniciam nessa quinta-feira (25) e o prazo termina no dia 04 de fevereiro. Ao todo, 460 vagas serão disponibilizadas e os moradores poderão escolher entre 18 opções de cursos de qualificação. Nessa oferta todos os moradores da cidade poderão se inscrever e as aulas acontecerão em três locais do bairro Porto Canoa. Todos os cursos presenciais possuem carga horária de 40 horas.

“Trabalhamos para ampliar o alcance do OportunidadES e beneficiar cada vez mais capixabas. Vamos oferecer à população mais opções de cursos em novas áreas e cursos semipresenciais para profissionais na educação. Nosso objetivo é qualificar a os cidadãos do Estado,” destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

As seis ofertam somam 2.065 mil vagas e mais de 50 opções de cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos à população capixaba. Até o momento, somando com as ofertas anteriores, o OportunidadES disponibiliza mais de 12 mil vagas aos cidadãos do Estado. A meta para 2018 é oferecer 80 mil vagas.

Clique aqui e veja os cursos oferecidos em cada oferta

Requisitos

São pré-requisitos para participar dos processos seletivos presenciais: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado.

Nos cursos da área da saúde (Balconista de Farmácia, Cuidador de Idosos e Infantil) é necessário que o candidato tenha a partir de 18 anos. E nos cursos avançados (Maquiagem Avançada, Excel Avançado, Informática Avançada, entre outros) o candidato deve ter concluído o curso básico no projeto e apresentar o certificado no ato da matrícula.

Já para disputar uma das vagas semipresenciais o candidato deve ter licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência.

Certificação

Todos os cursos possuem certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Pontos moeda