Geral

Mau tempo impede buscas por escalador capixaba na Argentina

De acordo com um amigo do escalador, o grupo vai se reunir para planejar novas estratégias de localização das vítimas

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Facebook

O trabalho de buscas para localizar os escaladores brasileiros que desapareceram após subir o monte Fitz Roy, de mais de três mil metros de altitude, na Patagônia, Argentina foi temporariamente suspenso.

De acordo com informações da irmã do capixaba Fabrício Amaral, de 42 anos, o mau tempo foi o motivo da suspensão. 

O acidente aconteceu na última sexta-feira (18). Além de Amaral, o escalador mineiro Leandro Lannota, que também é amigo de Fabrício, continua desaparecido. Eles desapareceram após subir o monte Fitz Roy, de mais de três mil metros de altitude, na Patagônia, Argentina. 

Segundo informações de um amigo do capixaba, equipes de buscas estavam atuando até a tarde da última terça-feira (22), mas o mau tempo na região, acabou prejudicando o trabalho da equipe, que precisou suspender as buscas.

Pelo telefone, a irmã do capixaba disse que existe uma equipe de 16 escaladores realizando as buscas no local. Disse ainda, que por conta do mau tempo, eles não estão conseguindo realizar a escalada. "Apesar dessas dificuldades, nós estamos orando muito e acreditando em um resultado positivo. Com a graça de Deus, eles vão serão encontrados", desabafou.

* Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória / Record TV.

Desaparecimento
O escalador capixaba Fabrício Amaral, de 42 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira (18) após subir o monte Fitz Roy, na Patagônia, Argentina. Amaral estava acompanhado do amigo mineiro Leandro Lannota, que também está desaparecido. As informações são do jornal local "Ahora Calafate".

Em uma rádio argentina, a coordenadora do resgate Caroline Codó disse que as expectativas de sobrevivência são baixas e que a corrida agora é contra o tempo, pois o risco de os brasileiros entrarem em hipotermia é grande. "As péssimas condições meteorológicas e o local de difícil acesso tornam o resgate muito difícil", disse Codó.

De acordo com o "Ahora Calafate", eles tentavam subir pela rota Franco-Argentina, momentos antes do mau clima se instaurar na montanha. Escaladores italianos foram os últimos a verem o capixaba e o mineiro na região.



Pontos moeda