Geral

Corpo de escalador capixaba é localizado por equipe de resgate na Argentina

Segundo um amigo da vítima, os corpos do capixaba e do parceiro de escalada foram localizados em uma região da montanha conhecida como La Silla

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

O corpo do escalador capixaba Fabrício Amaral, de 42 anos, foi localizado pelas equipes de resgate em uma região do Monte Fitz Roy, conhecida como "La Silla". Segundo o amigo do escalador capixaba, Fábio Fabes, familiares e amigos foram informados nesta sexta-feira (25) que os corpos de Fabrício e Leandro Iannotta foram avistados através de uma luneta. 

A dupla estava desaparecida desde a última sexta-feira(18) enquanto tentava escalar o Monte Fitz Roy, de mais de três mil metros de altitude, na Argentina. 

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Fabrício Amaral era morador de Vila Velha e professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Segundo Fábio Fabes, Fabrício possuía mais de 20 anos de experiência em escalas e uma vez por ano saia do país para desafiar montanhas na América do Sul. 

Fábio ressalta que a Fitz Roy é um enorme desafio para os escaladores devido `às paredes verticais da montanha, que exigem muita técnica para serem superadas. Além disso, o clima traiçoeiro da região é apontado como a principal causa da morte de alpinistas. 

Fábio ressalta que o último contato com o amigo foi no dia 15 de janeiro, quando Fabrício informou que estaria tentando realizar a escalada. 

"O Fabrício falou que assim que retornasse da escalada iria me telefonar. Com isso, a previsão de retorno era para o dia 20. Como o clima na região estava ruim, a previsão de escalada na montanha era de três dias e meio para subir e mais um e meio para descer", afirma.

De acordo com informações de membros da equipe de resgate, o local onde os corpos foram localizados indica que a dupla tinha desistido de chegar ao cume da montanha e estava retornando para o acampamento, provavelmente em razão do mau tempo na região. 

O amigo afirma que o resgate dos corpos nesta situação é impossível e eles serão enterrados na própria montanha. 






Pontos moeda