Geral

Escolas de Cachoeiro ganham laboratórios de robótica

A previsão é que os equipamentos sejam entregues nessas unidades até o mês de março. Simultaneamente, durante esse período, os professores terão capacitação detalhada para entendimento e aplicação do material

Foto: Divulgação/PMCI

As escolas de Cachoeiro vão receber laboratórios de robótica, compostos de kits tecnológicos temáticos e de apoio, para atender escolas municipais de ensino fundamental. 

Serão contempladas, inicialmente, 10 escolas: Anacleto Ramos, Anísio Ramos, Galdino Theodoro da Silva, Julieta Deps Tallon, Luiz Marques Pinto, Monteiro Lobato, Florisbelo Neves, Pedro Estellita Herkenhoff, Gércia Ferreira Guimarães e Athayr Cagnin.

A previsão é que os equipamentos sejam entregues nessas unidades até o mês de março. Simultaneamente, durante esse período, os professores terão capacitação detalhada para entendimento e aplicação do material.

Serão quatro tipos de laboratórios: Kit Temático Máquina Simples, Kit Temático Mecânica e Estática, Kit Temático Energias Alternativas, Kit Temático Eletrônica, Kit Temático Robô Móvel, Kit Temático Robô (para locomoção de esteira) e Kit Apoio.

Por meio deles, os estudantes serão incentivados a analisar situações, experimentar, pesquisar, testar resultados e resolver situações-problema.

Todos os projetos da robótica são adequados conforme a série do estudante e estão relacionados às disciplinas trabalhadas e desenvolvidas em sala de aula, como Matemática e Ciências.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), o foco será projetos que trabalhem a parte mecânica, ligações elétricas (presença de lâmpadas e motores) e projetos de iniciação à programação no computador com software específico.

Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), vão ser aplicados projetos que envolvem montagem, ligações elétricas e programação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, a utilização da robótica no contexto educacional contribui de forma objetiva no desenvolvimento de competências e criatividade importantes para o processo de aprendizagem do estudante, seja dentro ou fora da escola.

“A aquisição desses laboratórios é uma iniciativa que apoia e incentiva as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, visando à melhoria da qualidade da educação ofertada. Estamos apostando em ações para dotar as unidades de ensino de recursos materiais e tecnológicos que despertem maior interesse dos estudantes e dinamizem a prática docente”, frisa Cristina.

Ela ressalta, ainda, que as aulas com os kits vão incentivar os alunos a trabalhar em equipe. "Com isso, eles aprendem, se socializam e desenvolvem um trabalho cooperativo, com divisão de tarefas”, complementa.

Pontos moeda