Geral

Moradores de Guarapari se assustam com fogo em vegetação

Segundo o Corpo de Bombeiros, o clima quente e seco aumenta o risco desse tipo de ocorrência.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade

Na noite desta segunda-feira (21), populares ficaram assustados com o incêndio que atingiu um morro ao lado da Rua Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Ipiranga. 

De acordo com um dos moradores o fogo teria começado por volta das 23h e se alastrado rapidamente. "Ficamos assustados, o perigo maior era chegar a um deposito de gás que fica do outro lado, em Kubitschek. Mas, os bombeiros chegaram e controlaram a tempo", explicou.

Somente este mês, outros dois registros foram feitos pela nossa equipe na Praia do Riacho, em Guarapari. Em ambos o fogo atingiu a vegetação e a fumaça chegava a via que liga os bairros Ipiranga e Nova Guarapari.

De acordo com o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Coronel Bruno Tadeu, a combinação de calor, ventos fortes e ausência de chuva por tempo prolongado aumentam o risco de incêndios em vegetação. "Não é o verão ou uma estação específica. O que ocorre é que, com estiagem prolongada, temos uma tendência a esse tipo de ocorrência ficar mais frequente".

E os números revelam que janeiro de 2019 tem apresentado essas condições. Entre os dias 10 e 20 deste mês foram 32 atendimentos feitos pela 1ª Cia, que abrange Guarapari e Alfredo Chaves, contra 21 no mesmo período do ano passado e sete durantes os mesmos dias de julho de 2018.

Entre as causas, o comandante destacou a intervenção humana e fez um alerta. "Muitas vezes a população lança mão do fogo com o objetivo de fazer limpeza. Entretanto, é importante salientar que esse fogo pode fugir do controle e o nosso apelo é que a população não adote essa prática". O coronel falou ainda sobre as consequências. "Não é só a perda da cobertura vegetal ou a vida humana que está em risco, tem também a questão da saúde e problemas respiratórios, já que com o vento a fumaça se espalha rapidamente", finalizou.

Pontos moeda