Geral

Navio da Marinha aberto para visitação gratuita neste domingo em Vitória

A visitação acontece das 14 às 17 horas e o acesso ao Porto será realizado pelo portão localizado em frente ao Palácio Anchieta

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Janeiro é época de férias e os pais que buscam um programa para distrair a criançada neste período vão aproveitar essa atração: o Navio-Escola "Brasil", da Marinha do Brasil, estará aberto para visitação pública no Porto de Vitória neste domingo (06), das 14 às 17 horas. A visitação é gratuita e o acesso ao Porto será realizado pelo portão localizado em frente ao Palácio Anchieta.

A estadia no Porto de Vitória faz parte da comissão de passagem de função à nova tripulação do navio, que realizará a 33ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que tem os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, a formação dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil; aprimorar a formação profissional e cultural desses jovens; e representar o Brasil nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas.

Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo.

Ao término da viagem, os Guardas-Marinha serão nomeados Segundos-Tenentes e distribuídos por todo o País, nos diversos navios e organizações militares da Marinha. A comissão de passagem de funções tem o propósito de habilitar a nova tripulação da 33ª VIGM, nas diversas atividades que serão conduzidas em 2019, na preparação do navio e durante viagem de instrução.

Navio-Escola “Brasil”

O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986. O Navio-Escola “Brasil” tem sido motivo de orgulho para todos os brasileiros e de admiração e respeito por parte de todos os estrangeiros que têm a oportunidade de visitá-lo nos diversos portos de escala.

Ao longo de sua vida, o Navio tem recebido diversas atualizações tecnológicas com a finalidade de oferecer um padrão de excelência aos futuros Oficiais da Marinha. A maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais, destacando-se um sistema de simulação tática e treinamento, importante recurso instrucional de operações navais; um centro de integração de sensores para navegação eletrônica; um sistema de controle de avarias; e um sistema de controle e monitoramento da propulsão.

O atual Comandante do navio é o Capitão de Mar e Guerra Vafner Belarmino de Oliveira, que assumiu o cargo em 11 de janeiro de 2018 e passará o comando do Navio-Escola “Brasil”, em 15 de janeiro de 2019, ao Capitão de Mar e Guerra Alexandre Bessa de Oliveira.

Pontos moeda