Geral

Raio, trovões e relâmpagos: conheça os mitos e verdades que giram em torno do assunto

Um pesquisa apontou os mitos e verdades que envolvem raios, relâmpagos e trovões

Foto: Lucas Silveira Ribeiro

Após a queda de um raio durante uma partida de futebol pela Copa São Paulo 2019, nas proximidades do estádio municipal de Diadema, na região do Grande ABC, o jornal online Folha Vitória, decidiu buscar respostas sobre mitos e verdades que geram dúvidas quando o assunto envolve raios, relâmpagos e trovões.

De acordo com informações do do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem a maior incidência de raios do mundo por ter um extenso território localizado na região entre o trópico de capricórnio e a linha do equador. 

Os dados apontam uma média de 77,8 milhões de raios por ano no país e uma em cada 50 mortes em todo o planeta é de uma pessoa território nacional.

Como os raios acontecem?

O raios são descargas elétricas que podem acontecer da nuvem com o solo ou dentro da nuvem, explica o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP, Mario Festa.

Qual a diferença entre relâmpagos e raios?

As descargas elétricas pode acontecer de duas maneiras e por isso recebem denominações diferentes. Um relâmpago denomina uma descarga dentro da nuvem. Os raios são as descargas da nuvem com o solo.

O que é o trovão?

Trovão é nome dado para o som que é produzido quando ocorre um raio ou um relâmpago. O barulho é resultado do rápido aquecimento e expansão do ar na região da corrente elétrica do raio. Apesar de pessoas e animais terem medo, é algo inofensivo, diferentemente das descargas elétricas.

Quais são as situações de risco?

Ficar em um local aberto durante uma tempestade é uma situação de risco.

"As pessoas devem se abrigar assim que uma tempestade começa a se formar. Quem fica exposto em um campo ou em uma praia, por exemplo, pode ser atingida por uma descarga elétrica", afirma Festa.

Como se proteger?

Não basta ficar embaixo de uma cobertura para estar protegido de um raio durante uma tempestade. O professor de meteorologia orienta entrar em um lugar complemente fechado.

"O local precisa de teto e paredes. Algumas pessoas ficam com medo de se abrigar dentro de um veículo por conta das partes de metal, mas é um local completamente seguro. Se as janelas estiverem completamente fechadas não haverá risco".

Qual a intensidade de um raio?

Um raio pode ter até 30.000 amperes de intensidade, o equivalente a 30 mil vezes a potência de um chuveiro elétrico

Quais as chances de ser atingido por um raio?

As chances de uma pessoas ser atingida por um raio no Brasil é de 0,80 em um milhão. Vale lembrar que a descarga não precisa cair exatamente sobre a pessoa, a descarga segundaria pelo solo é suficiente para matar alguém.

O que é um para raio?

Essa estrutura instalada em prédio, casas e estrutura altas é utilizada para atrair e neutralizar o raio

"O para-raio é um objeto pontiagudo e longo que pode ser o alvo preferência de uma descarga elétrica durante uma tempestade. Esse recurso de segurança pode evitar que uma pessoas seja vítima de um raio", afirma o professor

* Com informações do Portal R7.

Pontos moeda