Geral

Volta às aulas: veja 9 passos para lidar com o choro da criança na fase de adaptação escolar

De acordo com a psicóloga Lívia da Mata, uma boa conversa e o acompanhamento dos pais ou responsável, são um dos passos que podem ajudar no processo

Foto: Divulgação

O retorno às aulas ou uma nova rotina escolar, pode ser algo assustador aos pequenos! Segundo o estudo de especialistas, existem várias maneiras de conduzi-los ao caminho da alfabetização. 

Veja o passo a passo:

Passo 1: Estude sobre desenvolvimento infantil e tenha clareza do tipo de escola que quer para sua criança.

Passo 2: Não escolha a escola só pela proximidade de endereço. Priorize uma escola que combine com os valores e expectativas da sua família.

Passo 3: Leve sua criança com você para visitar a escola várias vezes para que ela seja incluída neste processo. Observe como ela reage e como ela é tratada lá. Se já conseguir que ela estabeleça uma amizade por lá é maravilhoso!

Passo 4: Esteja seguro (a) da sua decisão e confiante de que é a melhor coisa a ser feita. Se tiver feito os passos 1 a 3, pode ser que este passo já seja dado naturalmente.

Passo 5: Na hora de deixar a criança, não pegue no colo se ele já sabe andar, conduza-a pela mão. Já explicando que você vai se despedir e que voltará para buscá-la.

Passo 6: Despeça-se feliz e rapidamente. Evite ficar se despedindo um monte de vezes. Isso pode passar insegurança para a criança.

Passo 7: Saia de cena. Enquanto a criança te vê ela acredita que existe a possibilidade de ir embora com você, então aumenta a chance dela chorar e pedir por isso. São inúmeros os relatos de que logo depois que a família se foi a criança já ficou bem na escola.

Passo 8: Quando voltar para buscar, observe se a criança está feliz. Se possível, converse com ela sobre o dia para que possa ajustar o que for necessário.

Passo 9: Nos próximos dias repita os passos 5 a 8 e sejam felizes!!

* Com informações da jornalista Isa Minatel

Pontos moeda