Geral

Casagrande recebe Plano de Segurança Pública que prevê reimplantação do BME no ES

As 30 ações do plano estão subdivididas em quatro desafios estratégicos

Foto: Divulgação/Sesp
Imagem de arquivo

O governador Renato Casagrande recebeu oficialmente, na manhã desta terça-feira (14), o documento de apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2019-2022. Dentre as diversas ações, há a previsão de melhorias para polícias e bombeiros, além da reimplantação do Batalhão de Missões Especiais (BME), extinto em 2017, sendo substituído pela Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp).

Dentro do plano estão todas as ações previstas do Governo do Estado na área da Segurança Pública nos quatro anos. O documento foi elaborado em conjunto por representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e Detran|ES, com apoio técnico da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

As 30 ações do plano estão subdivididas em quatro desafios estratégicos:

Reduzir o número de homicídios dolosos - que inclui a reformulação do programa Estado Presente, construção do Centro Integrado de Polícia Técnico-Científica, recomposição de Frota, equipamentos e armamentos da PCES, reimplantação do BME, entre outros;

Reduzir o número de crimes contra o patrimônio - que traz a proposta de melhorias na infraestrutura e investimentos em tecnologia da informação e comunicação da PCES e PMES, ampliação e melhorias na estrutura da Delegacia Online, patrulha da Comunidade, cerco Inteligente de Segurança, entre outros;

Reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito - Escola Pública de Trânsito, expansão da infraestrutura  e recomposição da frota do CBMES, Detran 100% digital e CNH Social.

Reduzir o número de desastres e mitigar seus efeitos - Implantação do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Confira o plano completo neste link

Durante o evento da entrega, Casagrande lembrou que o Plano é uma exigência para o recebimento de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, que serão utilizados no trabalho que o Governo do Estado vem realizando na retirada de homicidas da sociedade.

“Ter o Plano Estadual é importante para o alinhamento das ações e para que possamos continuar a pôr em prática as estratégicas que estão dando certo na redução dos crimes no Espírito Santo. Temos um longo caminho a percorrer pela frente, mas os números nos mostram que estamos seguindo o caminho certo”, apontou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, lembrou que o Espírito Santo cumpre, antes mesmo do prazo determinado pelo Governo Federal, mais uma condição para o recebimento da verba do Fundo Nacional da Segurança Pública. O Conselho Estadual já havia sido criado oficialmente em dezembro, também durante a reunião do Estado Presente.

“Esse Plano vai ser um norte nas ações de Segurança Pública do Espírito Santo. Nós conseguimos finalizar o documento, que já está disponível no site da Sesp para acesso público. Essa é mais uma ação que mostra todo o planejamento que temos para combate à violência no Estado” afirmou Sá.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância de se planejar as ações, antes da execução, principalmente em uma área fundamental, como a Segurança Pública.

“O planejamento é essencial para que a gestão governamental produza resultados em prol da sociedade. Nesse contexto, parabenizo a Sesp pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Uma ferramenta de gestão construída a muitas mãos, que traz uma sólida base de conhecimentos adquiridos, estratégias e metodologias experimentadas no âmbito do Programa Estado Presente”, ressaltou Duboc.

Pontos moeda