CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Chuvas no ES: ministro do Desenvolvimento Regional participa de reunião com Casagrande

Canuto chegou ao Espírito Santo por volta de 15 horas deste domingo

Foto: Divulgação / Governo do ES

O Governador Renato Casagrande recebe a visita do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto neste domingo (26). Do aeroporto, eles sobrevoaram as áreas atingidas pelas chuvas e iniciaram às 18h21 a reunião técnica de apresentação do que tem sido feito desde o início dos alagamentos, na semana passada.

O Ministro do Desenvolvimento Regional chegou ao Espírito Santo por volta de 15 horas deste domingo. Ele sobrevoou as áreas atingidas pelas chuvas, no sul do estado. A reunião que acontece nesta tarde com as equipes será para apresentar o balanço atualizado dos prejuízos das chuvas. A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande.

Reconstrução das cidades

Para ajudar a reconstruir a cidade e a vida dos moradores, o governador afirmou que quem está registrado no Cadastro Único (Cadiúnico) e recebe até três salários mínimos de renda familiar terá uma ajuda do cartão reconstrução: R$ 3 mil reais de doação, usados para compra de materiais de construção, eletrodomésticos, colchões, entre outros. Quem ganha acima disso, terá um financiamento com juros da Selic, que corresponde a 4,5% ao ano, 12 meses de carência e 48 meses para quitação de dívidas.

"O empresário vai ter um juro de taxa da Selic pra poder recomeçar. Vamos devolver uma espécie de ICMS para compensar o pagamento do estoque perdido. Também vamos adiar a cobrança desse imposto de circulação para o mês de junho, parcelado em 6 vezes, e isentar o recolhimento do ICMS para a compra de equipamentos e máquinas", disse Casagrande.

O objetivo do auxílio é a retomada da atividade econômica não só em Iconha, mas em Alfredo Chaves, Vargem Alta e nos demais municípios atingidos pela calamidade de sexta para sábado.

Cachoeiro de Itapemirim

Essa foi a maior cheia da história de Cachoeiro, de acordo com o governador do Estado. "Segundo a Defesa Civil local e o prefeito Victor Coelho, a cidade nunca tinha visto o nível de água do rio como chegou dessa vez. É impressionante. Por sorte, o rio começou a baixar e em Castelo a água começou a descer antes da chegada da chuva. Todos os municípios do sul e do Caparaó foram atingidos", contou.

Castelo

Em Castelo, 150 pessoas estão desabrigadas e a avenida principal do município foi completamente tomada pela água. O prejuízo é muito grande e ainda incalculável para os moradores e comerciantes de do município.

Números

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 11 horas da manhã de hoje, foram registradas nove mortes, três desaparecidos, dois feridos e 8.167 pessoas fora de casa em todo o Espírito Santo.


Pontos moeda