CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Famílias vão receber benefício durante obras no Jaburu

Segundo a coordenadora interina da Defesa Civil de Vitória todas as famílias têm suas demandas individuais acompanhadas pela rede socioassistencial da prefeitura

Foto: divulgação PMV

A Prefeitura de Vitória concluiu, na quarta-feira (22), a notificação em todos os imóveis da área de risco do Bairro Jaburu. Ao todo, 40 famílias deverão deixar suas casas para que sejam iniciadas as obras de contenção dos blocos de pedra que colocam a comunidade em risco.

Todas as famílias vão receber um benefício e já têm autorização para procurarem locais de residência durante o período da obra, estimado em seis meses, podendo ser prorrogado em função de condições climáticas ou de agravamentos que surjam durante as intervenções.

Segundo a coordenadora interina da Defesa Civil de Vitória, a engenheira civil Sidneia dos Santos, a mobilização da Defesa Civil foi motivada por dois fatores: a necessidade de remoção dos moradores para o início da obra - previsto para março - e a previsão de chuvas fortes para a cidade nesta semana. "Três famílias já encontraram suas novas casas. Vamos avaliar se atendem a critérios de segurança e de regularização. Um vez aprovadas, o processo entra na fase final e logo as famílias poderão fazer a mudança".

Segundo Sidneia, em todo o processo, todas as famílias têm suas demandas individuais acompanhadas pela rede socioassistencial da prefeitura.

Segurança

Para resguardar as vidas dos moradores da área de risco do Jaburu, a Prefeitura de Vitória obteve, na madrugada desta quinta-feira (23), uma ordem judicial que possibilita a remoção imediata das famílias do local. A medida foi tomada após dois dias de mobilização na comunidade, pelas equipes da Defesa Civil, sem conseguir adesão das pessoas em risco. Além disso, a Prefeitura oferece um bônus moradia para as famílias se mudarem para um novo lar, além de acomodação em abrigos municipais.

Com a previsão de um ciclone se aproximando da Capital nesta semana e a necessidade de remoção dos moradores do local para o início das obras de contenção da encosta, a Procuradoria Geral do Município solicitou o respaldo judicial para acelerar todo o processo de acomodação das famílias em novos domicílios. "O momento é de preservação de vidas, de evitar desastres nessa área de risco já mapeado desde 2007", explicou a coordenadora interina da Defesa Civil de Vitória, Sidneia dos Santos Assis.

Segundo Sidneia, há vagas para cinco famílias no abrigo municipal e estão sendo organizados novos espaços para o acolhimento temporário das demais famílias. O transporte dos móveis para os espaços de acolhimento será feito pela Central de Serviços. E as necessidades individuais de cada família serão acompanhadas e encaminhadas pela rede socioassintencial do município.

Monitoramento

A encosta do Jaburu é monitorada desde 2007. Em marco do ano passado, após visualização das rochas com uso de drone, a classificação subiu para o nivel 4, ou seja, alto risco.

Com essa classificação, a Prefeitura imediatamente iniciou o processo de contratação do levantamento topográfico e do projeto de contenção e, ainda no ano passado, realizou a licitação da obra, que também já foi concluída. A obra vai representar um investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões de investimentos, com recursos oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Os moradores dos imóveis na área de risco têm canais de comunicação direta com a Defesa Civil, além de participarem ativamente do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) local, integrado por moradores voluntários devidamente treinados para atuarem em prevenção e em emergências.

Pontos moeda