Geral

Governo vai liberar cartão de R$ 3 mil e FGTS para vítimas de chuvas no Sul do ES

O cartão de crédito poderá ser usado para a compra de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos

Foto: Laércio Campos/TV Vitória

Os prejuízos causados pelas chuvas no Sul do Estado ainda não foram totalmente calculados. Mas basta ver as imagens do rastro de destruição deixado pelo temporal para perceber que muito dinheiro será preciso para recuperar o que foi destruído.

Para ajudar as famílias vítimas das chuvas, o governo anunciou nesta terça-feira (21) um pacote de medidas que incluem a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), linhas de crédito no Banestes e cartão reconstrução.

De acordo com o governador Renato Casagrande, o cartão será destinado às pessoas que estão inclusas no Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal e ganham até três salários mínimos. O cartão terá R$ 3 mil de crédito para a compra de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos.

Para quem tem renda maior, o Banestes vai abrir linha de financiamento com juros mais baixos e carência de 12 meses para começar a pagar. O dinheiro deverá ser usado pra reconstruir e mobiliar a casa.

O FGTS também será liberado para moradores das cidades onde foi decretado estado de calamidade pública.

Comerciantes e empresários que perderam estoques, mobília e equipamentos também terão ajuda. Segundo Casagrande, essas pessoas não precisarão pagar agora o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Recuperação

O governo também informou que alugou máquinas e caminhões e cedeu aos municípios atingidos para ajudar na limpeza das cidades e recuperação das estradas rurais.

De acordo com o coronel Marcelo Alves, do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, o Exército brasileiro tem acompanhado a situação, mas ainda não atuou porque não houve necessidade. Além disso, o governo federal também tem dado apoio ao governo capixaba, com a presença desde sábado de representantes do Centro Nacional de Desastres. 


* Com informações do repórter Laércio Campos da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda