Geral

Mais seis quiosqueiros assinam concessões com a prefeitura de Vila Velha

Os 43 quiosques da orla do município devem ser demolidos a partir do dia 03 de fevereiro, por determinação judicial

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha
Modelo dos novos 20 quiosques que serão construídos na orla de Vila Velha

Na última quarta-feira (15), mais seis quiosqueiros assinaram os contratos de concessão com a prefeitura de Vila Velha, para operarem os novos quiosques pelos próximos 20 anos. O prazo pode ser prorrogado por mais 20 anos.

Até o momento, já foram assinados os 13 contratos do primeiro edital. Todos os contratos são de atuais proprietários de quiosques. No total, serão 20 novos estabelecimentos, distribuídos pela orla de Itaparica e Itapuã.

Dessa forma, sete contratos ainda estão pendentes. Eles fazem parte do segundo edital, que será anunciado pela prefeitura.

Até 2019, existiam 46 quiosques na orla de Vila Velha. Três deles, segundo a Defesa Civil do município, estavam abandonados e com risco de desabamento. Os quiosques em questão foram demolidos. Os 43 estabelecimentos restantes devem ser demolidos a partir do dia 03 de fevereiro, por determinação da Justiça. 

O secretário de Administração de Vila Velha, Rafael Gumiero, falou sobre o custo médio dos novos quiosques, estipulado em R$ 300 mil. Segundo o secretário, os novos estabelecimentos devem ficar prontos na metade do ano. Dessa forma, o final da temporada de verão será sem quiosques na orla de Vila Velha.

Apesar de os 13 contratos estarem firmados com atuais quiosqueiros, alguns donos de quiosques relataram que o investimento é muito alto, por isso, estão se despedindo dos estabelecimentos. É o caso da Euditi Martins, conhecida na região como 'Pretinha', que trabalha na orla da praia há 40 anos, no quiosque que ela mesma construiu.

"Se a gente abrir (o quiosque) a partir do dia 03, vamos ser multados em R$ 20 mil, cada quiosqueiro. Estamos lutando pra ver se a gente consegue passar o Carnaval [...] trabalhando há 40 anos aqui, eu estou com 60 (de idade). Vou fazer o quê? A gente não sabe o que fazer, né? estamos perdidos", relatou.

Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória/ Record TV.

Pontos moeda