Geral

Fez o Enem? E agora? Saiba como usar sua nota

Veja quais são os prazos de inscrição e como ingressar no Sisu, ProUni, Fies e até em universidades de Portugal

Foto: Agência Brasil

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17). No Espírito Santo, houve mais de 100 mil inscritos para a prova, realizada nos dias 3 e 10 de novembro.  

Com as notas individuais do Enem, é possível se inscrever em programas de acesso à educação superior, bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. Além disso, o exame pode ser uma referência para autoavaliação do estudante.

Confira os prazos de inscrição e tire suas dúvidas sobre como usar a nota do Enem para ingressar na universidade!

SISU

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 e 24 de janeiro, pelo site do programa. O resultado da primeira chamada regular será divulgado dia 28 de janeiro. 

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Dirigido aos estudantes que saíram do ensino médio da rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. 

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem, e podem se inscrever entre os dias 28 e 31 de janeiro. 

FIES 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de pessoas matriculados em cursos superiores não gratuitos. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos que tenham avaliação positiva no MEC e que tenham participado de alguma edição do Enem a partir de 2010.

Este ano, as inscrições abrem a partir do dia 5 de fevereiro e vão até o dia 20. Mais informações podem ser encontradas pelo site do programa. A redação não pode ter sido zerada e a nota mínima , em cada uma das disciplinas específicas, deve ser 450.

CONVÊNIO COM PORTUGAL

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. Mais de 40 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira. 

Com informações do site do Inep.

Pontos moeda