Geral

VÍDEO | Casal de idosos fica sobre pia por mais de 7 horas durante inundação em Rio Novo do Sul

A casa dos idosos foi um dos pontos atingidos pelas consequências das fortes chuvas que caíram no município

André Vinicius Carneiro , Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Andre Vinícius Carneiro

O casal João Martins, de 85 anos, e Shirlette Lousada Martins, de 80 anos, são moradores do distrito de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul. Eles viviam uma vida tranquila, em uma casa no interior, com um quintal formado por área de gramado, horta e até área de churrasco. Segundo o senhor João, o local era ponto de visita do governador Renato Casagrande, sempre que ele ia ao município.

O local que transmitia a tranquilidade se transformou, na noite da última sexta-feira (17), em um cenário de destruição. A casa dos idosos foi um dos pontos atingidos pelas consequências das fortes chuvas que caíram no município. Para se salvar, o casal precisou passar horas sobre a pia, debruçados em uma parede.

Quando a enxurrada de lama começou a invadir a localidade onde eles moram e, consequentemente, a casa deles, eles subiram na pia da cozinha. Por lá, ficaram por mais de sete horas, até a água começar a baixar e o resgate do Corpo de Bombeiros conseguir chegar, com bote, até o local.

Foto: Andre Vinícius Carneiro

O senhor João relatou que eles até tentaram salvar alguns objetos, colocando sobre mesas e partes mais altas da casa, mas viram tudo começar a boiar com a elevação do nível da água. “Subimos na pia e ficamos esperando. A energia acabou e meu telefone não parava de tocar. Minhas filhas estavam preocupadas. Ligaram até para o governador, mas não tinha o que fazer. Naquela hora, não”, contou.

Questionados pelo repórter André Vinícius Carneiro, da Rede Vitória, sobre o que ficaram fazendo durante todo o tempo em que ficaram vendo móveis, utensílios e tudo boiando, dona Shirlette disse: “ficamos relembrando os melhores causos dos nossos mais de 60 anos de casados”, disse.

Quando a água começou a baixar, de acordo com o relato do casal, eles conseguiram descer do local onde estavam e se deitaram no sofá - mesmo molhado - para dormir um pouco. Ao amanhecer, acordar e perceber a vida, o primeiro pensamento do casal foi agradecer. “Eu disse: Jesus, Jesus, Jesus. Misericórdia divina. Obrigado. O dia amanheceu e nós estamos aqui!”, relatou.

O socorro só chegou por volta das 8h20 do sábado (18). O Corpo de Bombeiros chegou em botes para o resgate do casal. Mesmo diante da enxurrada de água e lama e sobre uma pia, os dois relatam que em nenhum momento pensaram que o pior aconteceria. “Eu não pensei que iria morrer, em nenhum momento. Eu imaginei que chegaria um certo ponto que a água iria diminuir, como aconteceu”, relatou.

Posteriormente, o casal voltou à casa para ver a situação do local. As plantas, o gramado e a área de lazer estão devastados. Para eles, mesmo diante da dificuldade, o importante é estarem vivos. "Vivos estamos. A casa como está, mas estamos todos bem".

Outra propriedade

Foto: Andre Vinícius Carneiro

Em outra propriedade, ainda no distrito de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, o dono, Lázaro Silva, contou que a enxurrada de lama invadiu o quintal, que antes era gramado, totalmente verde e cheio de enfeites. 

No quintal ainda tinha galinha e um pequeno lago com tilápia, mas todos os animais foram encontrados mortos. A água começou a baixar no domingo (19) e, somente na segunda-feira (20), foi possível contabilizar os prejuízos.

Antes, a lama batia um pouco acima da cintura. Agora, na canela. Na hora da chuva, estava ele, cinco adultos e seis crianças na residência.


Pontos moeda