CORONAVÍRUS

Geral

Anvisa aprova pedido para uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac

Este segundo pedido trata do envase, pelo próprio Instituto Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. A gerência técnica da agência já havia recomendado a aprovação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22), por unanimidade, o novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan de 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

Este segundo pedido trata do envase, pelo próprio Butantan, da vacina em frasco-ampola multidose. Ou seja, as duas principais diferenças são o local de envase da vacina e o tipo de embalagem a ser utilizada.

A solicitação também se estende às 46 milhões de doses já acordadas com o Ministério da Saúde, sem necessidade de nova solicitação. Cerca de 6 milhões de doses já foram fornecidos pelo instituto para o início do plano nacional de vacinação, realizado na segunda-feira (18).

Após a gerência técnica da Anvisa recomendar a liberação do uso emergencial dessas doses, a relatora Meiruze Freitas, primeira diretora a votar, se manifestou a favor da aprovação. Em seguida, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Campos seguiram o voto de Mariuze, formando a maioria simples necessária para a liberação.

No último domingo (17), a Anvisa liberou o uso de 6 milhões de doses importadas da CoronaVac. Na ocasião, também aprovou a aplicação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O lote tem previsão de chegada para esta sexta-feira ao Brasil, após negociações para liberação da importação da Índia.

Com informações do R7 e do Estadão Conteúdo

Pontos moeda