Geral

Cerca de dez filhotes de cachorros são abandonados em Cariacica

Em situação precária, sem água e comida, alguns filhotes não resistiram e acabaram morrendo

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp

Algumas pessoas ficam com o coração partido ao ver animais abandonados pelas ruas das cidades. Cenas tristes como essa podem ser observadas no bairro Itanguá, em Cariacica. Cerca de dez filhotes foram abandonados em uma rua do bairro no último final de semana.

Nesta segunda-feira (11), Sônia Gomes seguia para a casa da mãe, que fica no bairro, quando ouviu o choro dos animais. Segundo ela, ao menos dois dos cãezinhos não resistiram e morreram. "Eles apareceram na rua em uma casinha improvisada, com telha galvanizada. Com o calor dos últimos dias, o local fica muito quente e abafado", conta.

Sem água e comida no local, a situação dos filhotes fica ainda mais complicada. "Eu tive que pedir para uma mulher um pouco de água para colocar lá. Comprei um pouco de ração para filhotes e dei para eles. Eles comeram tudo", disse. 

Os filhotes estão abrigados na rua Clarice Alves Ribeiro. Segundo Sônia, moradores e comerciantes da região não sabem quem teria colocado os animais no local. 

Sensibilizada pela situação, a mulher tentou entrar em contato com a prefeitura, órgãos ambientais e ongs de proteção animal para que os animais fossem resgatados, mas sem sucesso. 

Em nota, a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Cariacica informou que recolhe apenas animais que apresentam doenças que colocam em risco a saúde humana. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou ainda que, durante a paralisação da Polícia Militar, em fevereiro de 2017, o Centro de Controle de Zoonoses foi alvo de vandalismo e destruído. 

A Unidade está à disposição dos munícipes para mais esclarecimentos através dos telefones (27) 3343-6633 e (27) 3346-6518, de segunda a sexta, das 8h às 16h. O munícipe também pode ligar para a Ouvidoria 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento por ambos os canais não é realizado durante finais de semana e feriados.

Já as denúncias de maus tratos a animais devem ser feitas pessoalmente no Núcleo de Proteção aos Animais (NPA) da Delegacia de Meio Ambiente, na Rodovia BR 262, km 0, Jardim América, na Estação Pedro Nolasco, ou ainda pelos telefones (27) 3236-8139 e (27) 3236-7269 e no site delegaciaonline.sesp.es.gov.br





Pontos moeda