Geral

Enem 2020: Mais da metade dos candidatos não fizeram a primeira parte do exame

O Inep vai organizar a reaplicação do exame para alunos que apresentaram algum sintoma da covid-19 ou outra doença infectocontagiosa no dia da prova

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o tradicional Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisou ter a sua data de realização realocada e transferida para o mês de janeiro. A primeira etapa da prova, que compreende as disciplinas de "Linguagens, códigos e suas tecnologias" foi realizada no último domingo (17) e teve uma abstenção de 51,5%, ou seja, quase 2 milhões e 700 mil candidatos inscritos não compareceram ao local de prova.

Mesmo cursando Medicina em uma faculdade particular, o estudante André Liberato busca uma vaga na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esta é a 4ª tentativa dele para ingressar na universidade e mesmo durante a pandemia, ele optou pela prova impressa. Mas ao chegar no local, a situação da sala de aplicação da prova surpreendeu o candidato.

"Para ser bem sincero, não tinha quase nenhuma regulação, as pessoas estavam aglomerando lá embaixo, na sala também não teve o distanciamento social, as cadeiras eram na frente umas das outras, faltaram 12 pessoas na sala mas mesmo assim teve que sentar gente na minha frente, do lado e a única medida de segurança que tinha lá era o álcool gel", contou.

Vale ressaltar que, apesar deste cenário, o número de pessoas esperadas era ainda maior. Em 2019, foram registradas 23% de faltas, mas neste ano, mais da metade dos candidatos não fizeram a primeira etapa do exame. No Brasil, 51,5% dos inscritos, quase 2 milhões e 700 mil estudantes, não realizaram a prova. No Espírito Santo, dos 104 mil candidatos, quase 55 mil não fizeram a prova.

DADOS ENEM BRASIL

Inscritos: 5.523.029
Presentes: 2.680.697 / 48,5%
Ausentes: 2.842.332 / 51,5%

DADOS ENEM ES

Inscritos: 104.532
Presentes: 49.688 / 47,5%
Ausentes: 54.844 / 52,5%

De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o alto índice de faltas se deve pelo medo da contaminação pelo novo coronavírus, mas ele reafirmou a importância de manter o exame na data prevista, para que os estudantes não fiquem ainda mais prejudicados.

Para os candidatos que apresentaram algum sintoma da covid-19 ou de alguma outra doença infectocontagiosa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai organizar uma reaplicação da prova. Para ter acesso à essa reaplicação, os candidatos devem fazer o pedido no site do Inep.

Até o momento, já foram aceitos cerca de oito mil pedidos que foram realizados entre os dias 11 e 16 de janeiro. Novas solicitações serão aceitas entre os dias 25 e 29 de janeiro. A reaplicação das provas está prevista para acontecer em 23 e 24 de fevereiro.

* Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda