Geral

Morre Jônice Tristão, fundador de um dos mais tradicionais grupos empresariais do Espírito Santo

Ainda não há informações sobre a causa da morte e detalhes sobre velório e enterro

Foto: Reprodução

Morreu, na manhã deste sábado (09), o fundador de um dos maiores e mais tradicionais grupos empresariais do Espírito Santo. Jônice Tristão criou o Grupo Tristão e faleceu aos 90 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte e detalhes sobre velório e enterro. 

Tristão foi presidente do conselho das empresas Tristão, conglomerado que atua principalmente nas áreas de comercialização, armazenagem, industrialização e exportação de café, com sede em Vitória, escritórios em diversas cidades brasileiras e no exterior.

Ele tornou-se um dos maiores empresários brasileiros do café, atividade iniciada por seu pai, José Ribeiro Tristão, em 1935, e mantida pela família, até os dias atuais.

Em 1960, ele fundou a Tristão Companhia de Comércio Exterior e a Triscafé de armazéns gerais, iniciando as exportações de café do grupo, e, em 1971, a Realcafé Solúvel do Brasil S/A e o Café Cafuso. Já em 1978, foi fundada a Tristão UK, em Londres e em 1981, a Tristão Trading, em Nova York.

Em 2015, ele foi homenageado, pelo Espírito Santo em Ação, com a medalha Americo Buaiz. O objetivo da honraria é reconhecer a contribuição de personalidades para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Homenagens

O governador do Estado, Renato Casagrande, fez uma publicação na qual ressaltou o olhar visionário de Jônice Tristão para levar o café capixaba para vários lugares do mundo. "Parte o homem, fica seu legado", escreveu o governador, que decretou luto de três dias pelo falecimento do empresário. O luto será publicado em um diário extra ainda neste sábado.

O ex-governador, Paulo Hartung, também divulgou uma nota de pesar, onde ressaltou a importância da atuação de Tristão para a economia capixaba. "Jônice parte deixando seu nome escrito na história do Estado e do País, além de um belo exemplo para as futuras gerações: o do homem que enxergou além do seu tempo. O ES perde uma liderança importante; já a família e os amigos perdem um ser humano que deixou afeto, alegria e amizade por onde passou", escreveu Hartung.

O perfil oficial de uma das empresas do Grupo Tristão publicou uma nota de pesar sobre o falecimento de Jônice Tristão. A publicação ressaltou a presença do empresário para o setor e manifestou condolências aos familiares. "A nós, funcionários e acionistas da Realcafé e Tristão, fica a honra de conviver com uma pessoa tão especial e a certeza de que seguiremos seus ensinamentos, dando continuidade aos seus valores e seus ideais no dia a dia dos negócios", diz parte da nota.


Pontos moeda