Geral

Trilha e rua de Vila Velha podem ganhar nome de inspetor que morreu após assalto

Homenagens a Rodrigo Figueiredo da Rosa partem de projetos e indicações de lei dos vereadores Léo Pindoba (PTC) e Devanir Ferreira (Republicanos)

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

O inspetor penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, que morreu aos 42 anos na última quarta-feira (20), dez dias após ser baleado numa tentativa de assalto enquanto visitava o Morro do Moreno, poderá ser homenageado dando nome a uma trilha no próprio morro e a uma rua em Vila Velha. As iniciativas foram feitas pelos vereadores Léo Pindoba (PTC) e Devanir Ferreira (Republicanos). 

Segundo o vereador do Partido Trabalhista Cristão, o pedido partiu dos amigos do inspetor. "Eles me procuraram, solicitando que a trilha sul do Morro do Moreno receba o nome dele. Como não se trata de um logradouro, de uma rua, não é possível protocolar um projeto de lei. Assim, já protocolei uma indicação solicitando essa mudança", explica.

A indicação será encaminhada ao presidente da Câmara de Vila Velha, que a enviará ao prefeito Arnaldinho Borgo. "Acredito que o prefeito responderá o mais rápido possível, assim que chegar a ele", espera.

Uma empresa, inclusive, já está interessada em confeccionar uma placa e instalar no local. Para Léo, colocando o nome de Rodrigo na trilha será mais condizente. "Ele era amante da natureza, fazia caminhadas frequentes por lá e sempre estava visitando aquela região", informa Léo. 

Já o vereador do Republicanos propõe a mudança do nome da rua Angelina Martins Leal, na Praia da Costa, para homenagear o agente assassinado. Também atendendo a pedidos dos colegas do inspetor, o gabinete de Devanir Ferreira informou que a rua em questão é uma via curta e que dá acesso ao Morro do Moreno. O projeto de lei solicitando essa mudança, no entanto, deve passar por uma consulta popular com os moradores do local. A partir de um abaixo-assinado, será feito e protocolado um projeto.

Assaltado na trilha

O inspetor penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, 42 anos, foi baleado numa tentativa de assalto durante um passeio no Morro do Moreno, em Vila Velha, no último dia 10 de janeiro. Rodrigo foi atingido por um tiro nas costas e teve a arma levada por criminosos.

O agente estava fazendo uma trilha no Morro do Moreno e reagiu à uma abordagem de três homens durante o passeio com um grupo que subia o monte. Ele tentou sacar a arma para impedir o roubo, mas os suspeitos atiraram primeiro.

O inspetor foi atendido em uma ambulância do Samu. A ocorrência foi registrada como tentativa de latrocínio no Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Vitória.

Os suspeitos foram presos dois dias depois. Pedro Henrique Gomes de Oliveira, de 20 anos, e Tiago Francisco Cristo, de 18, foram reconhecidos por testemunhas e confessaram a participação no crime. O suspeito de 18 anos confessou que foi o autor do tiro que atingiu a vítima.

Rodrigo estava internado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, desde o dia do crime. Faleceu na manhã da última quarta-feira (20). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo, que estava em constante contato com a família.

Pontos moeda