Geral

VÍDEO | Grande quantidade de peixes mortos chama a atenção na Lagoa de Carapebus, na Serra

Segundo a prefeitura, foi constatada a presença de lançamento de pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ter causado a morte dos animais

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Uma cena chamou a atenção de quem esteve na Lagoa de Carapebus, na Serra, na manhã deste domingo (24). Uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada boiando na água e também às margens da lagoa.

Banhistas que estavam no local registraram a cena, em fotos e vídeos. Um deles chegou a questionar sobre o fato de a lagoa estar poluída.

Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município esteve, pela manhã, na Lagoa de Carapebus e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que, segundo a prefeitura, pode ser a causa da mortandade de peixes.

Ainda de acordo com a administração municipal, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, agendou uma reunião no Ministério Público para a próxima quarta-feira (27). O objetivo é reavaliar os contratos, investimentos e cronograma de ação da Ambiental Serra e da Cesan, bem como a responsabilidade de cada empresa em relação ao lançamento de esgotos sem tratamento na lagoa.

Já a Cesan, também por meio de nota, informou que, até o momento, não foi acionada pela Prefeitura da Serra. A empresa afirmou que está à disposição para colaborar com todas as ações para a despoluição dos mananciais.

A Cesan disse ainda que todo o esgoto coletado pela companhia é tratado e devolvido limpo para o ambiente. Para evitar o lançamento de esgoto sem tratamento nos mananciais, a empresa recomenda aos moradores que liguem seus imóveis ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. 

Ainda de acordo com a Cesan, na Serra, o serviço está disponível para 86,8% dos moradores. Destes, 71,7% já ligaram seus imóveis e cerca de 15% dos habitantes, o que representa aproximadamente 50 mil imóveis, têm o serviço disponível, mas ainda não estão ligados ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. A lista destes imóveis está disponível no site www.cesan.com.br, no link ftp://ftp.cesan.com.br/FactivelEsgoto/factiveis.xlsx.


Pontos moeda