Geral

Covid-19: Após esperar mais de 48 horas, idosa de 91 anos é transferida para hospital

Segundo familiares, a paciente foi colocada em uma maca no chão na última sexta-feira (28) e só foi transferida para uma sala adaptada, na tarde de domingo (30)

Dayse Torres

Redação Folha Vitória

A família de uma idosa de 91 anos viveu momentos de angústia no Pronto Atendimento (UPA), da Glória, em Vila Velha, no final de semana. Os parentes da idosa relataram que ela deu entrada no local, na sexta-feira (28), com sintomas de covid-19. 

Após um exame, realizado no mesmo dia, foi comprovada a doença. Segundo a família, apenas no início da tarde desta segunda-feira (31), ela foi transferida para um hospital particular do município. 

Segundo os parentes da idosa, inicialmente, ela foi colocada em uma maca no chão e só foi transferida para uma sala adaptada, na tarde de domingo (30). Além de ter testado positivo para coronavírus, a família informou que ela tem doenças cardíacas e diabetes.

Foto: TV Vitória
Paciente estava no PA da Glória

A neta da idosa, Thamiris Melandes, 30 anos, contou que outras pessoas estão passando por situação semelhante. "As pessoas estavam sem lugar adequado, dentro do PA da Glória, passando desespero. Tem um senhor em estado grave, que não está conseguindo leito. A minha avó de 91 anos chegou a ficar no chão", contou. 

Thamirs afirmou, também, que ainda há vários pacientes graves no local. "A maioria com mais de 70 anos, aguardando por vaga para sair do PA da Glória".

LEIA TAMBÉM: 

>> Governo suspende cirurgias eletivas em hospitais públicos e privados 

>> ES registra quase 7 mil novos casos de Covid-19 neste domingo (30) nas últimas 24h 

"Não há vagas"

A filha de outro idoso, que prefere não se identificar, contou que ele também chegou ao local na noite de sexta-feira (28), fez o exame e logo foi comprovado que estava com covid-19. 

"Ele passou o sábado e o domingo em uma maca e, somente na noite de domingo, foi levado para uma espécie de enfermaria", disse ela, relatando que o pai ainda não foi transferido. "Fui informada que não há vagas", disse ela, na tarde desta segunda-feira (31). 

Unidades intermediárias

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha informou que os Prontos Atendimentos são unidades intermediárias, responsáveis pela estabilização do paciente até a entrada na unidade hospitalar. 

A Política Nacional de Urgência e Emergência estabelece, ainda, que a transferência do paciente deve ser imediata ou em até 24 horas. 

Segundo a secretaria, a idosa estava na sala de observação e, por solicitação de familiares, a maca ficou em posição baixa e não estava no chão. O Pronto Atendimento da Glória solicitou a vaga hospitalar da paciente no sábado (29) e a paciente foi transferida para o hospital de referência nesta segunda-feira (31). 

A secretaria informou, ainda, que, neste momento, há 14 pacientes no Pronto Atendimento da Glória aguardando vaga hospitalar. Desses, onze pessoas apresentam síndrome gripal e aguardam, em média, 24 horas.

O que diz a secretaria estadual de Saúde

Por meio da Central de Regulação, a Sesa informou que, nesta segunda-feira (31), a paciente foi transferida para um hospital de referência e que no local ela está sendo assistida e recebendo o atendimento que precisa para o quadro clínico adequado para o quadro clínico que ela apresenta.

 A secretaria de Saúde informou ainda que foi observado um aumento no número de internações por síndromes gripais. Por nota, destacou que "o Governo do Estado está com um plano de contingência em andamento que prevê o aumento de até 300 leitos de UTI e enfermaria adulto e infantil já mapeados, para garantir o acesso da população à internação hospitalar. A capacidade de expansão de leitos está exibida no Painel: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares".    

Pontos moeda