Geral

Buscas por desaparecidos após explosão de plataforma são suspensas

A explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, localizado em Aracruz, ocorrida na quarta-feira (11), é o terceiro maior acidente desse tipo em plataformas da Petrobras

Navio-plataforma explodiu no dia 11 e matou cinco pessoas Foto: Divulgação/ BW Offshore

As buscas pelos quatro desaparecidos após explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, que deixou cinco mortos na última quarta-feira (11), no litoral Norte do Estado foram suspensas porque parte do navio está inundado. 

De acordo com a empresa BW Offshore foi liberado o último corpo que estava no DML de Vitória na última segunda-feira (16). O corpo do indiano Edward Fernandes, de 58 anos, foi reconhecido e liberado por um filho dele, que esteve no DML. O jovem estava acompanhado de dois amigos e um tradutor. Funcionários do DML informaram que o corpo será levado para a Índia. Cinco funcionários resgatados da plataforma continuam internados em hospitais da Grande Vitória, sendo que dois estão na UTI. Segundo a empresa BW Offshore os nomes não estão sendo divulgados a pedido das famílias. 

Até o momento a empresa BW Offshore informou que 28 tripulantes da embarcação já deixaram o hotel que estavam hospedados em Vitória, onde recebiam acompanhamento médico e psicológico. Cinco feridos continuam internados no hospital Vitória Apart e hospital Metropolitano, ambos na Serra. 

Veja as imagens da destruição do navio-plataforma!

Outra vítima

No último sábado (14), foi enterrado em Laranjeiras, na Serra, Heleno Silva Castelo, de 31 anos, uma das vítimas do acidente. Heleno fez o último contato com a família momentos antes do acidente. A esposa recebeu a notícia da morte por telefone. Sobreviventes contaram para a família que a vítima estava longe da casa de bombas. Segundo o cunhado dele, o socorro às vítimas e a assistência às famílias deixou a desejar.

Desaparecidos

Além dos cinco mortos confirmados até o momento, outras quatro pessoas continuam desaparecidasA procura pelas vítimas estão sendo feitas por dez homens do Corpo de Bombeiros e dois tripulantes da embarcação. Além disso, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), enviou cerca de 400 homens, três navios e três aeronaves para reforçar as buscas pelos desaparecidos.

Explosão é a 3ª maior

A explosão do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, localizado em Aracruz, ocorrida na quarta-feira (11), é o terceiro maior acidente desse tipo em plataformas da Petrobras. O maior ocorreu em 16 de agosto 1984 no poço 33 do campo de Enchova, na Bacia de Campos (RJ), quando morreram 37 pessoas e 23 ficaram feridas. O acidente começou quando houve um vazamento de gás de um poço que estava sendo perfurado. O vazamento provocou incêndios com chamas atingindo até 20 metros de altura e a queda da torre de perfuração.

Pontos moeda