Geral

Iêmen: principais partidos suspendem conversas com rebeldes xiitas

Redação Folha Vitória

Houthis - Os principais partidos políticos do Iêmen anunciaram hoje que estão suspendendo as conversas com o grupo xiita Houthis, responsável pela renúncia do presidente Abed Rabbo Mansour Hadi há duas semanas.

As discussões tentavam encontrar um consenso nacional depois da longa disputa política entre Hadi e os rebeldes, que tomaram controle da capital há meses. Segundo um político iemenita, os partidos queriam que o Parlamento liderasse o período de transição de governo. De acordo com a Constituição, o presidente do parlamento é quem assume o executivo na ausência do presidente.

O Houthis rejeita a legitimidade do parlamento, e lançou um ultimato de três dias, começando no domingo, para que partidos rivais compareçam com um plano alternativo. Caso isso não seja possível, os rebeldes prometem tomar todo o governo.

Os rebeldes também demandaram que seus cerca de 20 mil combatentes sejam integrados ao exército e à polícia nacional como pré-condição das negociações, afirmou Abdullah Noaman, líder do partido Nasserista. Ele também acusou o Houthis de usar as negociações como "embuste político para completar o golpe."

O Houthis pertence a uma minoria xiita no país, praticante da seita Zaidi, cujos praticantes são cerca de 30% da população. Eles vieram do norte em setembro e tomaram a capital. Críticos do grupo afirmam que eles têm ligação com o regime iraniano. Eles negam qualquer ligação. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda