Geral

Caiado pede convocação de ministro da Saúde após alerta sobre zika vírus

Redação Folha Vitória

Brasília - Logo após a Organização Mundial de Saúde ter emitido um alerta em que declara o zika vírus uma emergência global, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), apresentou nesta segunda-feira, 1º, um requerimento para convocar o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB).

O senador quer que Castro preste informações sobre a situação alarmante do crescimento dos casos de microcefalia relacionados ao vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O pedido foi apresentado na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado e terá de ir a votação no colegiado.

Para Caiado, que é médico, o alerta emitido pela OMS demonstra a necessidade de uma grandiosa estrutura de combate ao mosquito transmissor. Ele também vai cobrar esclarecimentos sobre como o governo federal tem financiado e dado suporte a pesquisas que buscam erradicar a doença.

"Como médico, não posso deixar de me atentar para os números que dão a verdadeira proporção dessa calamidade e para as políticas públicas para o setor de pesquisa. O ministro precisa vir prestar satisfação do que está sendo feito. Até pelo histórico anterior de trapalhadas no Ministério da Saúde, o Congresso não pode fechar os olhos e achar que o Palácio do Planalto está dando conta de fazer tudo que precisa", afirmou Caiado, em nota.

Pontos moeda