Geral

Nível do rio Itapemirim passa do normal, mas Defesa Civil diz que não há risco de transbordar

Segundo o órgão, o nível do rio chegou a 1,84 metro acima do considerado normal. Entretanto, afirma que esse volume já baixou para 1,61 metro

Segundo a Defesa Civil de Cachoeiro, nível do rio Itapemirim está 1,84 metro acima do normal

O nível do rio Itapemirim chegou a 1,84 metro acima do considerado normal após as fortes chuvas dos últimos dias, segundo a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. Contudo, o órgão afirma que esse volume já baixou para 1,61 metro e a tendência é que reduza ainda mais.

A Defesa Civil do município reitera que não há necessidade de maior preocupação por parte da população, pois a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é remota.

Os dados foram repassados em reunião na manhã desta quarta (7) no gabinete do prefeito Victor Coelho, no Palácio Bernardino Monteiro, que contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais. Além das informações sobre o nível do rio, foram discutidas ações para reparar os estragos causados pelas chuvas.

Ainda segundo a Defesa Civil, foram registradas quatro ocorrências sem gravidade durante a noite. Houve um deslizamento de terra no bairro São Luiz Gozaga, queda de um muro no Bela Vista e da laje de uma casa abandonada no Zumbi, todas sem vítimas. No distrito de Pacotuba, duas residências localizadas em regiões ribeirinhas foram desocupadas devido a alagamentos, mas os moradores já retornaram aos seus lares. Outras ocorrências estão sendo verificadas pela equipe.

"A previsão é de chuva leve para os próximos dias, e as informações são de que nas represas da EDP Escelsa o fluxo de água reduziu. Ainda assim, continuamos monitorando a situação 24h, e a população pode nos acionar a qualquer hora em caso de ocorrências", destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Francisco Inácio Daroz.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número de telefone 199. Fora dos horários comercias, o número de contato é o (28) 98814-3497.

Reparos

As ações de reparo dos estragos causados pelas chuvas estão em andamento. Equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo) realizam uma operação tapa-buracos, o que contempla toda a extensão da Linha Vermelha, passando pelo Centro e chegando até o bairro Aeroporto.

Já os servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) cuidam da limpeza das vias públicas. Para isso, é utilizado caminhão-pipa e, em alguns locais, é feita raspagem para remoção de terra e areira.

Pontos moeda