Geral

Quase 600 vagas em cursos gratuitos na Serra. Veja quais!

A oferta é para moradores de Nova Carapina e Cidade Continental

Os serranos que possuem mais de 16 anos e estão à procura de uma qualificação profissional já podem comemorar. A partir desta terça-feira (6), o Projeto OportunidadES abre 570 vagas para 20 opções de cursos presenciais gratuitos de diferentes áreas profissionais, destinadas aos moradores de Nova Carapina e Cidade Continental. 

As inscrições terminam no domingo (11). Os interessados devem garantir uma vaga no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br.

O OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – e estabeleceu novas metas para este ano. “Em 2017 a meta era ofertar 40 mil vagas, entre cursos presenciais e a distância, para população. Nós ultrapassamos a meta e oferecemos 68.113 vagas distribuídas nas duas modalidades. Estivemos em 47 bairros da Grande Vitória de forma presencial e mais de 100 mil capixabas se inscreveram em todas as ofertas. Para 2018 vamos trabalhar para aumentar esses números. A nova meta é oferecer 80 mil vagas e levar o projeto presencial a 60 bairros”, destacou o secretario da Secti, Vandinho Leite.

Os moradores de Nova Carapina poderão disputar as 300 vagas e 11 opções de cursos. Já quem reside no bairro Cidade Continental pode concorrer a uma das 270 vagas e nove áreas distintas de atuação. O objetivo do projeto é dar a oportunidade do cidadão capixaba se qualificar gratuitamente em áreas que fomentam a economia criativa, para driblar a crise.

Todos os cursos são presenciais e possuem carga horária de 40 horas com professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que também disponibiliza as apostilas, que os alunos recebem gratuitamente e os certificados da conclusão dos cursos.

Confira nas tabelas abaixo os cursos oferecidos em cada bairro:

Nova Carapina

Cidade Continental

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve acessar o site do projeto (www.oportunidades.es.gov.br) e preencher corretamente a ficha de inscrição. As inscrições começaram nesta terça-feira (06) e terminam no próximo domingo (11).

Requisitos

São pré-requisitos para participar da oferta o candidato ter acima de 16 anos e residir nos bairros contemplados ou na Serra.

Nos cursos da área da Saúde o candidato deve ter mais de 18 anos.

Aulas

Em Nova Carapina, as aulas acontecerão na Primeira Igreja Batista de Nova Carapina I. Já no bairro Cidade Continental, as aulas serão realizadas em dois locais: na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Francisco Alves Mendes e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof.ª Maria Olinda de Oliveira Menezes.

Certificação

Todos os alunos que concluírem os cursos com boa avaliação do professor receberão, em uma cerimônia de formatura, certificação emitida pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

Pontos moeda