Geral

Saiba como evitar ou curar a ressaca durante o Carnaval

Conversamos com a nutricionista Estela Reginatto para entendermos melhor como podemos evitar essa terrível sensação

Já em clima de carnaval, o Folha Vitória preparou algumas dicas para você evitar ou até mesmo curar a ressaca depois daquela noite de curtição. Conversamos com a nutricionista Estela Reginatto para entendermos melhor como podemos evitar essa terrível sensação.

Confia as dicas:

O nível da ressaca vai ser indicado de acordo com a bebida alcoólica escolhida, sua quantidade e a hidratação que você realizou durante os festejos. Logo, o ideal é incluir água durante um copo e outro de bebida alcoólica. Incluir água de coco também pode ser um ótimo repositor de sais minerais. 

A hidratação é fundamental neste período, pois o consumo de álcool aumenta significativamente o processo de desidratação, que é potencializado pelo calor excessivo desta estação e, muitas vezes, também das aglomerações que geram calor e desidratação.

Alimentos que protegem a saúde do fígado, como folhas verdes, abacaxi, maçã e hortelã, também são ótimas opções. É importante cuidar do fígado, pois é ele o responsável por metabolizar o álcool consumido.

Deve-se evitar beber de “estômago vazio”. O ideal, durante o carnaval ou qualquer festa mais 'pesada', é realizar uma alimentação mais leve, sem a presença de frituras e alimentos que dificultam a digestão e sobrecarregam as funções intestinais.

Prefira consumir uma fonte de proteínas e “gorduras do bem”. Uma omelete com atum ou frango desfiado, antes de sair de casa, acompanhado de saladas e verduras, é uma ótima sugestão, já que o atum e o frango vão lhe oferecer proteínas que lhe darão mais saciedade, assim como a presença das oleaginosas. O azeite também proporcionarão saciedade de forma muito saudável. 

Receitas para ajudar a curar a ressaca:

Após a folia, o ideal é repor vitaminas e minerais, para que o corpo sinta menos as consequências. Os sucos verde e vermelho são boas opções para aliviar a ressaca.

 Suco verde

2 fatias de abacaxi

1 folha de couve verde

1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm) – possui ação termogênica que aumenta a disposição

250 ml de água de coco natural

1 fio de mel – para aumentar a sua energia

Leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata bem, está pronto.

 Suco Vermelho

1 polpa de Açaí

1 fatia média de melancia

1 pedaço pequeno de beterraba

3 folhinhas de hortelã

250 ml de água de coco

Leve todos os ingredientes ao liquidificador, bata bem, está pronto.

Pontos moeda