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Disciplinas eletivas são novidade na volta às aulas das escolas municipais

Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, as disciplinas eletivas vão ganhar nomes criativos e atrativos

Foto: Divulgação PMCI

Nesta quarta-feira (20), em Cachoeiro, as escolas municipais Julieta Deps Tallon, do bairro Zumbi, e Athayr Cagnin, no Abelardo Machado, voltaram às aulas com novidades para seus 500 alunos. Além das matérias do currículo convencional, eles agora podem optar por disciplinas eletivas.

Isso porque ambas as unidades começaram a funcionar com jornada estendida, das 7h30 às 16h30, sob a metodologia “Escola da Escolha”, adotada em mais de 1.300 escolas no país e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional.

De caráter essencialmente prático, as disciplinas eletivas serão semestrais (cursadas em duas aulas sequenciadas por semana) e integrarão mais de um componente curricular. Os estudantes as escolherão a partir de um ‘cardápio’ de temas propostos por eles próprios e por professores.

O encerramento de cada semestre se dará por meio das chamadas culminâncias, atividades nas quais será apresentado à comunidade escolar o que foi produzido nessas aulas, como maquetes, jornais, jogos, música, experimentos científicos e contação de histórias.

Nomes criativos e atrativos

Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, as disciplinas eletivas vão ganhar nomes criativos e atrativos. Já utilizado em unidades de ensino de outros estados que adotaram a “Escola da Escolha”, um exemplo é o título “Qual é o doce mais doce do que o doce da batata doce?”.

Ao envolver as matérias de língua portuguesa e matemática, a aula explora os trava-línguas da cultura popular infantil e trabalha noções de quantidade, peso e medidas em texto de receita doce. Uma de suas culminâncias pode ser um festival de trava-línguas com doce desse legume.

Orientações detalhadas

Na próxima semana, já a partir de segunda-feira (25), profissionais das duas escolas municipais vão orientar seus estudantes, detalhadamente, a respeito do funcionamento do novo modelo pedagógico, explicando como eles poderão escolher as disciplinas eletivas.

“Essa metodologia é um marco na história da educação pública de Cachoeiro. Temos as melhores expectativas, portanto. Trata-se de um movimento que trará para nossos alunos uma aprendizagem mais significativa, pois eles serão protagonistas na construção de seus próprios saberes”, avalia Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Gestora da unidade de ensino Athayr Cagnin, Adriana Fraga destaca que o novo modelo dá ênfase ao aluno como condutor de sua história. “O objetivo é formar jovens autônomos, solidários e competentes. E a centralidade da escola, hoje, passa a ser o estudante e seu projeto de vida”, completa ela.

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