Geral

Forte temporal provoca estragos em municípios do norte do Espírito Santo

Até mesmo um cartão postal do município de Vila Valério foi destruído pela força dos ventos

Foto: Reprodução

Diversos municípios das regiões norte e noroeste do Espírito Santo foram atingidas por fortes temporais na noite de sábado (16). As cidades de Linhares, Aracruz, São Gabriel da Palha e Vila Valério registraram quedas de árvores, ruas interditadas e construções destelhadas.

Segundo informações do site Norte Notícia, foram relatados casos de quedas de árvores e placas de publicidade, além da falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade de Linhares. 

O site informou ainda que, no bairro Jardim Laguna, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica, causando falta de energia. Duas pessoas que estavam em uma motocicleta, que trafegava pela via onde onde ocorreu a queda da árvore, colidiram com a mesma e precisaram ser encaminhados para um hospital da cidade.

Segundo informações publicadas no Twitter da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das pistas da BR 101 precisou ser interditada devido a queda da árvore.

Foto: Reprodução

Em Vila Valério, uma cruz localizada no alto de uma pedra acabou caindo após a passagem de ventos fortes pelo local. Segundo informações publicadas em na página Bananal Online, do Facebook, o cartão postal simbolizava a fundação da cidade. Além do Cruzeiro, várias residências foram afetadas pelo temporal.

Na cidade de Rio Bananal, uma chuva com ventania assustou moradores de distritos situados nas regiões de São Jorge de Tiradentes e Cedro e Lagrimal. A tempestade acompanhada de ventania deixou várias casas destelhadas.

Segundo informações do portal Bananal Online, moradores relataram que fazia muito calor e, de repente, o tempo mudou e uma nuvem de chuva se aproximou, com ventos fortes e trovoadas, provocando o temporal.

De acordo com informações da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), houve registro de ocorrência devido ao vento forte nos municípios de Nova Venécia e Linhares, onde, até o momento, seis quedas de árvores e 10 casas destelhadas foram registradas. Parte do município está sem energia elétrica.

Em Nova Venécia, houve pontos de alagamento no bairro Rúbia, sem desalojados ou desabrigados, e também houve danos por vendaval em forro de um posto de combustível. Em São Gabriel da Palha, cerca de 30 árvores de grande porte foram retiradas da estrada que liga a cidade à Vila Valério.

Confira o acumulado de chuva das últimas 24 horas em milímetros:

MIMOSO DO SUL – 33
BARRA DE SÃO FRANCISCO – 30.25
APIACÁ – 30.2
BOM JESUS DO NORTE – 29
MONTANHA – 23.4
BAIXO GUANDU – 22.2
RIO BANANAL – 21.8
ARACRUZ – 21.02
NOVA VENÉCIA – 20.8
ÁGUA DOCE DO NORTE – 20.4

*Os demais municípios com acumulado inferior a 20 mm

Pontos moeda