Geral

Frota triplicada: Vitória recebe 100 novos patinetes elétricos

Segundo a prefeitura da capital, a expansão dos patinetes vai acontecer à medida que os usuários forem se cadastrando no aplicativo 'Yellow'

Foto: Jaldecy Pereira

A aceitação dos patinetes elétricos em Vitória só aumenta. Com a boa receptividade do serviço junto a moradores e visitantes, a empresa que trouxe o modal para a capital ampliou a frota dos equipamentos em três vezes. Isso representa que 100 novos "amarelinhos" estão circulando na cidade.

Segundo a prefeitura da capital, a expansão dos patinetes vai acontecer à medida que os usuários forem se cadastrando no aplicativo "Yellow" e usando o serviço.

Área de atuação

A empresa também há havia ampliado a área de atuação para Jardim Camburi e Ilhas do Frade e do Boi. Mas o que é isso?

Isso significa que os patinetes ficam disponíveis em uma área específica, delimitada para suprir a demanda das pessoas e a necessidade de transporte na cidade. A área de atuação foi delimitada para a empresa garantir manutenção constante e suporte da equipe.

Após o uso, os patinetes podem ser deixados em qualquer lugar dentro dessa área. Eles devem ser estacionados em locais que não atrapalham a circulação de pedestres e carros, como vagas comuns de veículos, bolsões de bicicleta e paraciclos públicos. Nunca estacione em calçadas, faixas de pedestres, vagas especiais e saídas de garagens.

Para assegurar o rebalanceamento dos patinetes, é cobrada uma taxa de resgate dos usuários que estacionarem os modais fora da área de atuação ou em caso de devolução depois do horário de funcionamento (das 8 às 20 horas).

Potencial

"Em um trajeto médio, o patinete é mais barato que tudo e sem fazer esforço. Quando a empresa estudou as características da cidade, logo viu o potencial para a aceitação desse modal. A intenção é que o sistema seja ampliado para outras regiões em breve. Temos uma cidade plana, o que favorece o serviço", destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Amorim Gonçalves.

Passo a passo

-Instale o App Yellow

-Utilize o mapa para localizar o patinete mais próximo de você

-Destrave um patinete por R$2,50 + R$0,50 por minuto de utilização

-Clique em "iniciar viagem" dentro do app para escanear o QR code e destravar o equipamento

-Respeite as leis de trânsito. Os patinetes poderão ser usados nas calçadas, ciclovias e ciclofaixas. Nas calçadas, será necessário respeitar a velocidade máxima de 6 km/h e nas ciclofaixas, 20 km/h. Eles não podem ser usados nas vias junto com os carros

-Finalize a corrida diretamente no aplicativo.

Pontos moeda