Geral

"Nós sentimos o cheiro da tragédia", diz major capixaba enviado a Brumadinho

A primeira equipe de militares capixabas que foi a Brumadinho retornou ao estado após recolher 11 cadáveres a bordo de helicóptero

Foto: TV Vitória

A primeira equipe capixaba enviada no dia 31 de janeiro ao local do rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, retornou na terça-feira (5) ao Espírito Santo

Os cinco militares, alguns do Corpo de Bombeiros e outros da Polícia Militar (PM) foram encarregados do transporte aéreo de outros militares a locais de difícil acesso para a retirada dos corpos das vítimas.

Participaram da primeira operação os pilotos major Wesley (CBMES) e capitão Marcelo (PMES), os tripulantes operacionais subtenente Erick (PMES) e cabo Paulo Gomes (CBMES) e o mecânico de aeronaves subtenente Dal Bem (PMES).

A equipe capixaba comentou sobre os momentos que passaram no local da. "Temos uma preparação para lidar com esse tipo de situação mas é claro que nessa situação em que há um desastre de grandes proporções, ficamos com outra percepção ao conversar com os populares e colegas de trabalho. Um momento marcante foi quando tivemos de pousar no lamaçal para realizar a retirada de um cadáver. Nesse instante, em meio à lama e aos materiais em decomposição, sentimos o cheiro da tragédia", completou o major Wesley.

Outros militares que participaram da operação também falaram sobre a necessidade e a dificuldade de durante as ações. "Foram cinco dias de intensos e extenuantes voos, pois haviam muitos riscos nas operações e não podíamos nos envolver emocionalmente com o que estávamos presenciando", relatou o capitão Marcelo.

Números da tragédia

Ao todo, onze corpos foram recolhidos pelo Hárpia 2, helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo utilizado pela equipe enviada a Minas Gerais. Outras dez aeronaves de outros estados estão envolvidas nos resgates.

Foto: Reprodução TV Vitória

As buscas por sobreviventes chega ao 13º dia nesta quarta-feira (7), contabilizando 150 mortos e 182 desaparecimentos entre populares da pequena cidade que ficava nas redondezas da barragem e funcionários da Vale, que trabalhavam na manutenção da obra de retenção de rejeitos. Ao todo, 379 militares e 25 máquinas trabalham no local.

Os últimos corpos foram encontrados nos locais onde funcionava o estacionamento da Vale, a Estação de Tratamento de Minério (ETM) e no vestiário.

Mau tempo

Uma segunda equipe do Espírito Santo enviada a Minas Gerais teve de retornar 40 minutos após a decolagem devido à chuva intensa de Brumadinho, que impossibilitaria um pouso seguro. 

Com informações da TV Vitória / Record TV!

Pontos moeda