Geral

Caso no Brasil: primeiro teste em paciente que veio da Itália dá positivo para coronavírus

O paciente passou pelo primeiro teste e agora é esperada a contraprova

Foto: Reprodução

Um homem de 61 anos teve seu teste avaliado como positivo em um primeiro exame para o novo Coronavírus ( Covid-19). O paciente passou pelo primeiro teste e agora é esperada a contraprova. O Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de São Paulo investigam o possível primeiro caso positivo do vírus no Brasil.

A notificação veio do Hospital Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo, nesta terça-feira (25). O homem deu entrada com sintomas brandos como tosse, após uma viagem a Itália, que já soma 11 mortos pela doença.

O Ministério da Saúde recomenda cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída. O novo teste vai confirmar ou não se o paciente está com a doença.

Veja a nota:

"No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

A SES/SP e SMS/SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea."

Pontos moeda