Geral

Baixa no estoque de sangue leva Hemoes a ampliar horário de atendimento

O novo horário para os doadores será das 7h às 15h20, de segunda-feira a sexta-feira. Já o atendimento à população será até às 16h

Foto: sesa

Os hemocentros das regionais de Linhares, Colatina e São Mateus irão ampliar o horário para atendimento aos doadores de sangue, em virtude das baixas doações que têm recebido desde o início da pandemia de covid-19. O novo horário para atendimento aos doadores será das 7h às 15h20, de segunda-feira a sexta-feira. Já o atendimento à população será até as 16h.

De acordo com a diretora geral do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), Marcela Gonçalves Murad, a ampliação se dá pela queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes para atender à demanda hospitalar da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Onde doar

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº

(Anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)

Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro

Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro

Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington

Telefone: (27) 3767-7954

Pontos moeda