Geral

Escolas particulares voltam às aulas nesta segunda; veja calendário do Estado e municípios

Os alunos da rede estadual começam a retornar para as salas a partir de quinta-feira (04). Municípios prevêem retorno até 1º de março

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (1º), acontece o retorno às aulas nas escolas particulares do Espírito Santo, que ocorrerão de forma presencial nos municípios capixabas classificados nos riscos baixo e moderado para a covid-19, conforme autorizado pelo governo do Estado. No caso das escolas particulares localizadas nos municípios de risco alto, as atividades serão retomadas de maneira remota, enquanto perdurar a classificação.

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino no Espírito Santo (Sinepe-ES) ressaltou que as instituições de ensino que voltarem com as aulas presenciais deverão continuar seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para reduzir os riscos de contaminação da covid-19. Por fim, o Sinepe-ES destaca que continua acompanhando todas as avaliações do Mapa de Risco e decisões do governo do Espírito Santo.

No caso das escolas da rede pública, municípios alinharam com o Estado a reabertura gradual das escolas e o retorno às aulas a partir da próxima quinta-feira (04). O objetivo é que a partir de 1º de março toda a rede de Educação do Estado esteja disponível e funcionando. 

Já a maioria das escolas da rede municipal na região metropolitana irá iniciar o ano letivo no dia 22 de fevereiro. É o caso de Vitória, Cariacica e Vila Velha, que juntas atendem a um contingente de 141.588 estudantes. Viana, com 13.220 estudantes, sai na frente e reabre suas unidades de ensino na próxima quinta-feira, em 4 de fevereiro. Já na Serra, a previsão é de retorno no dia 1º de março, no formato híbrido, pelas séries finais. Atualmente, a rede pública serrana é a maior da Grande Vitória, atendendo a 71.011 estudantes.

O retorno das atividades será por etapas. Devido à pandemia do coronavírus, os três municípios preferiram começar de forma remota e depois partirem para o formato híbrido (mesclando presencial e online). As aulas presenciais contarão com retorno escalonado, a partir de março, de acordo com a faixa etária, começando pelos alunos mais velhos. A medida é para evitar aglomerações.

Dessa forma, Vitória definiu que na primeira semana de aulas, iniciando em 22 de fevereiro, os professores estarão nas escolas e os estudantes, em casa. A partir de 1º de março, o retorno presencial será feito de acordo com a faixa etária dos alunos. Assim, na primeira semana, retornam as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

No dia 15 de março, voltam os alunos do 1º ao 5º ano e, no dia 29, as turmas do ensino infantil envolvendo crianças de 4 e 5 anos. O retorno presencial será facultativo, sendo a decisão das famílias, que poderão optar pelas atividades remotas de forma virtual ou com os materiais impressos, que serão disponibilizados pelas escolas.

Em Cariacica, as atividades remotas continuarão a acontecer, algo que já ocorre desde a suspensão das aulas presenciais no ano passado. Segundo a prefeitura, o município é o único do Espírito Santo que dispõe de canais de TV aberta para atender aos alunos que não têm acesso à internet. A previsão é que o ensino híbrido comece no dia 1º de março, caso o Mapa de Gestão de Risco elaborado pelo Governo do Estado não se altere para risco alto.

Dependendo da estrutura da escola, haverá escalonamento com, pelo menos, três perfis: 25%, 30% e 50% de alunos. Para cada condição haverá um planejamento de ensino híbrido específico. Os pais que desejarem poderão deixar os filhos em ensino remoto, mediante interação por meio das ferramentas oferecidas pela escola.

Nas escolas municipais de Vila Velha, o formato remoto também dá o pontapé inicial. Em 1º de março, entra o formato híbrido mas apenas para 9º ano do ensino fundamental e a 8ª série do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escolha específica para o 9º ano é justificada pela prefeitura de que os alunos precisam se preparar para o novo padrão do ensino médio, instituído pelo Governo do Estado. As demais séries seguirão no formato remoto.

A prefeitura informou que, nos meses seguintes, retornará gradativamente no modelo híbrido, no qual mescla aulas presenciais e online, com toda a rede, dentro das condições estruturais. O ensino remoto será feito em ambiente virtual, através do portal municipal "Escola tá ON" e por meio do Google Classromm (sala de aula virtual). Para os alunos que não possuírem condições de acessar o conteúdo, as atividades estarão disponíveis de maneira impressa em cada unidade de ensino. Os professores que apresentarem comorbidade deverão planejar as aulas, gravar vídeos e disponibilizarem nas plataformas adotadas pelo município.

Viana informou que começará as atividades escolares em 4 de fevereiro, oferecendo opções de aulas no formato híbrido. Os pais ou responsáveis irão assinar uma declaração optando pelas aulas presenciais ou à distância. Haverá escalonamento de grupos de alunos por série.

Na Serra, o retorno no formato híbrido começará pelas séries finais em 1º de março. Primeiro voltam o 8º e 9º anos do ensino fundamental. Na segunda quinzena de março, voltam os alunos do 5º ao 7º anos e no dia 1º de abril voltam as aulas para os estudantes do 1º ao 4º anos. Haverá revezamento dos alunos nas salas de aula. No momento, não há previsão para o retorno das aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Assim como nas outras cidades, os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola. As plataformas on-line de ensino continuarão sendo usadas. A ´prefeitura informou ainda que está implantando novas tecnologias para melhorar o acesso de todos os alunos e profissionais.


Pontos moeda