Geral

Caixa d'água em prédio na Serra: 'Se houver vendaval, vamos ter acidente', diz presidente do Crea

Jorge Luiz e Silva pretende responsabilizar fabricante da caixa instalada em condomínio e diz que interdição depende da Defesa Civil e dos Bombeiros

Foto: Nadine Alves

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva, afirmou que a caixa d'água instalada no condomínio Top Life, na Serra, pode cair se for cheia ou se houver um vento mais forte na região. Ele também afirmou que pretende responsabilizar a empresa fabricante da caixa, a Dipawa Indústria e Comércio. 

A caixa d'água apresentou um amassado na parte lateral na última terça-feira (16). Assustados, os moradores decidiram sair do prédio por precaução.

"Muitas empresas laranjas têm vindo de outros estados vendendo peças, caixas d'água. Vamos notificar essas empresas, inclusive a empresa de São Paulo que vendeu a caixa d'agua para o condomínio da Serra. Não podemos descartar a possibilidade de tombamento. Se essa caixa for cheia e houver um vendaval, vamos ter um acidente sim", disse o presidente do Crea-ES.

"A garantia dessa caixa d'agua é de agosto de 2020. Através de um trabalho investigativo, houve um laudo feito um mês antes de terminar essa garantia já mostrando uma série de problemas. Vamos responsabilizar essa empresa de São Paulo e quem mais de direito com relação a essa questão, em defesa dos moradores. É um sonho que está indo embora", considerou Jorge Luiz e Silva.

Foto: Reprodução

Profissionais do Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado fizeram perícia, nesta quinta-feira (18), no reservatório de água construído em chapas de aço, com aproximadamente 35 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro e apontaram "importante deformidade, cujo grau de risco deve ser estabelecido e indicado por empresa de engenharia especializada".

O outro lado

A reportagem entrou em contato com a fabricante da caixa d'água, a Dipawa Indústria e Comércio, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto à manifestação da empresa.

Condomínio não está interditado 

O presidente do Crea-ES também se posicionou sobre uma possível interdição do condomínio. "Primeiro, quem tem a autoridade de interditar é o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil. Nosso papel é entrar para ver se tem qualquer problema", afirmou. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Espírito Santo (CBMES) disse, por meio de nota, que atua como suporte técnico. E que é atribuição da Defesa Civil o parecer sobre a estrutura do imóvel. 

A Defesa Civil esteve no local para uma perícia na última quarta-feira (17) e disse que não havia risco iminente de queda da estrutura, mas orientou que fosse contratado um profissional de topografia para analisar o local. A Defesa Civil não interditou o condomínio. 

Nesta sexta-feira (19) o órgão reafirmou a necessidade do parecer técnico. O documento deverá comprovar o nível de inclinação da caixa d’água, e o raio de abrangência de uma suposta queda. Com base nesse documento, a Defesa Civil terá condições de definir as ações a serem executadas. 

A MRV, construtora do condomínio, informou nesta quinta-feira (18), que "uma perícia foi realizada no castelo d’agua do condomínio Cancun Top Life, na Serra, e o laudo sairá na próxima semana. Será necessária a realização de um reforço em parte da estrutura onde foi feito uma intervenção inapropriada por parte do condomínio. Com o laudo em mãos, a construtora orientará o condomínio em relação a execução correta deste reforço e permanecerá apoiando no que for necessário".



Pontos moeda