Geral

Vistoria do Crea não descarta risco de caixa d'água cair em condomínio da Serra

Peritos apontaram que reservatório apresenta "importante deformidade". Três empresas de engenharia foram autuadas e duas receberão notificações

Foto: Reprodução

Os técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) realizaram uma vistoria técnica no Condomínio Residencial Top Life Serra Cancun, no bairro São Diogo II, na Serra, e não descartaram a possibilidade de desabamento da torre de água que abastece o local.

Os moradores do condomínio precisaram deixar os apartamentos na tarde da última terça-feira (16), por causa de um amassado na caixa d'água. Uma equipe da Defesa Civil da Serra esteve no local, assim como a equipe responsável pela obra. Na ocasião, a Defesa Civil orientou os responsáveis a isolar o espaço.

De acordo com os especialistas do conselho, o reservatório de chapas de aço com aproximadamente 35 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro, apresenta "importante deformidade, cujo grau de risco deve ser estabelecido e indicado por empresa de engenharia especializada".

Durante os trabalhos realizados pelos técnicos, três empresas de engenharia foram autuadas e duas receberão notificações. Foram autuadas: Dipawa Indústria, Comércio e Construtora; Tecnojato Metal Mecânica e Pinturas; e Extimborges. As notificações foram para a construtora do condomínio, a MRV e para a Dipawa. 

Segundo o Crea-ES, durante a vistoria também foi identificada a existência de um Laudo Técnico emitido no dia 17 de julho de 2020. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) - documento assinado por profissional capacitado se responsabilizando pela obra ou pelo projeto -, "já apontava, na ocasião, irregularidades, como oxidações, antes mesmo de vencer a garantia de fabricação dos reservatórios, que seria em agosto de 2020. O Crea-ES continuará com as apurações e realizará vistorias técnicas e fiscais até que se tenha uma solução definitiva para o caso".

O síndico do condomínio Top Life, Luiz Cláudio Almeida, informou que já havia alertado a construtora sobre o problema com a caixa d'água em janeiro do ano passado. Ele disse também que pretende acionar a Justiça para garantir, emergencialmente, o fornecimento de água potável e alojamento para os moradores ameaçados.

"Os prédios ameaçados são os blocos 1 e 2 do edifício Aruba, com 60 unidades cada. Os blocos 5 e 6, com 50 unidades cada e o bloco 1 do edifício Cancun, com 60 unidades, também estão em risco. Já mandamos parar os serviços de manutenção. Ainda não fomos notificados pelo Crea-ES e vamos pedir uma liminar para garantir água e abrigo aos moradores ameaçados. A água está com gosto de ferrugem", afirmou o síndico. 

Segundo a sub-síndica Andreia Oliveira, 15 famílias saíram do bloco 5 do edifício Cancun com medo do desabamento. "É uma sensação horrível viver com esse risco, assustadora. Não tenho condições emocionais e psicológicas de ficar no meu apartamento, pois ele fica localizado em frente à caixa d'água. Estou fora de casa desde terça-feira", disse Andreia.

MRV: REFORÇO EM ESTRUTURA

A construtora MRV informou, por meio de nota, que nesta quarta-feira (17) foi realizada uma perícia no castelo d’água do condomínio Cancun Top Life, na Serra, e o laudo sairá na próxima semana. Informou ainda que será necessário a realização de um reforço em parte da estrutura onde foi feita uma intervenção inapropriada por parte do condomínio. 

Por fim, a MRV disse que, com o laudo em mãos, a construtora orientará o condomínio em relação à execução correta deste reforço e permanecerá apoiando no que for necessário.

O responsável pela empresa Tecnojato, Genilson dos Santos, informou que fez apenas um serviço de jateamento e pintura, que não poderia comprometer a estrutura da caixa d'água. "O meu serviço é jateamento e pintura. Eu não fiz nada para a caixa cair. Tem RRT do serviço, não preciso ser registrado no Crea porque tem um engenheiro que assina", disse.

A Dipawa, que fabricou a caixa d'água, informou que ainda não recebeu a notificação do Crea-ES. Assim como André Borges dos Santos, responsável pela Extimborges. Ele informou que prestou serviços no ano passado. "Só fiz a substituição de uma tubulação, de acordo como que o condomínio pediu. Vou esperar a notificação para saber o que faremos".

Defesa Civil

A Defesa Civil da Serra constatou, após perícia da estrutura da caixa d'água na última quarta (17), que não há risco iminente de queda. Apesar da análise inicial, a Defesa Civil orientou que seja contratado um profissional de topografia para analisar o local. "Após a perícia, que será realizada por um profissional contratado pela empresa responsável pela construção do condomínio, será possível ter mais informações a respeito dos danos estruturais e das medidas necessárias para os reparos", esclareceu o órgão, por meio de nota.


Pontos moeda