Geral

Aconteceu de novo: boto é encontrado morto em praia de Guarapari

Somente nesta semana dois casos de botos mortos foram registrados no litoral capixaba

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória

Mais um animal foi encontrado morto no litoral do Espírito Santo, desta vez, na noite da última quarta-feira (9). Um boto em avançado estado de decomposição foi visto na areia da Praia de Peracanga, em Guarapari. 

Um dos voluntários do Projeto Pegada foi quem viu o boto e compartilhou o fato nas redes sociais. Fábio Medeiros, presidente do Instituto Ecomaris, e também participante do projeto acredita que o animal possa ter sido vítima de rede de pesca.

Foto: Divulgação/Fábio Medeiros

"Recebi a informação após um dos nossos voluntários fazer o registro. Provavelmente o animal tenha ficado preso em alguma rede de pesca. Procuramos sempre orientar as pessoas sobre os riscos que essas redes podem oferecer à vida marinha", contou.

De acordo com Fábio, o Projeto Pegada já possui 8 anos realizados trabalhos pelo litoral capixaba e diversos casos como esse já foram registrados pela equipe.

O boto foi registrado e resgatado pelo CTA Meio Ambiente e encaminhado ao Instituto Orca, instituição da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (REMASE), responsável pelos atendimentos a mamíferos marinhos na região, em parceria com o CTA.

De acordo com o CTA, o animal é da espécie Sotalia guianensis (boto-cinza), fêmea, adulta, com 74,5 kg e 1,99 m de comprimento. A carcaça foi encontrada em adiantado estágio de decomposição e está em avaliação por uma equipe de médicos veterinários do Instituto Orca para investigação da possível causa da morte. 

Boto foi encontrado morto em Vitória nesta semana 

Foto: Reprodução/ Instagram/ Projeto Pegada

Um boto foi encontrado morto, no último domingo (06), boiando em uma área de proteção ambiental da baía de Vitória. Remadores de canoa havaiana aproveitavam a manhã ensolarada quando viram o animal. Eles acreditam que a rede estava dentro da área de proteção Baía das Tartarugas.

A coordenadora de comunicação do projeto Pegada, Fabiana Franco, disse à TV Vitória/Record TV que as chamadas redes de espera são colocadas frequentemente, de forma ilegal, nesta área de proteção.

O animal foi resgatado pela equipe que fazia canoagem e levado para a areia. Além do grupo de canoagem, uma equipe de surf e outros integrantes do Projeto Pegada também ajudaram no resgate.

O animal morto foi encaminhado para o CTA Meio Ambiente, que faz o serviço de monitoramento, resgate e atendimento veterinário relacionado a fauna marinha.

Abaixo-assinado em favor da vida marinha

O Instituto Ecomaris criou uma petição para Comissão do Meio Ambiente do município de Vitória,  para fortalecer o cumprimento da lei que proíbe o uso de redes na Área de Proteção Ambiental na Baía das Tartarugas, local de concentração de diversos animais marinhos. 

De acordo com um dos organizadores, a ação tem como em intuito fortalecer a importância e a fragilidade do ecossistema nesta área. 

"As redes matam cruelmente animais inofensivos que não são o alvo da pescaria, como golfinhos, tartarugas, arraias, dentre outros. Estamos contando com a ajuda da sociedade para podermos dar voz a essa causa"

Ao todo 1.873 assinaturas já foram recolhidas. O grupo espera chegar a 10 mil colaboradores. Os interessados em participar do abaixo-assinado podem acessar o site da intuição.  


Pontos moeda