Geral

Cabeça de cachorro? Ossada causa mau cheiro e chama a atenção em estrada de Vila Velha

Leitora flagrou resultado de descarte irregular de carcaça de animais que tem poluído a Estrada do Dique, que corta região que concentra fazendas e matadouros

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Carcaças foram jogadas ao longo da Estrada do Dique em Vila Velha

Carcaças de animais estão sendo descartadas ao longo da Estrada do Dique, no bairro Darly Santos, em Vila Velha. O mau cheiro persistente indica que o descarte criminoso tem sido frequente. O material atrai urubus e representa risco para a saúde pública, além de poluição ambiental. Próximo dali fica o Rio Jucu.

O cenário revoltou a vendedora Raiane Maduro, 33 anos, que, no último domingo (30) foi visitar a tia, que tem uma fazenda na região. Moradora de Bandeirantes, em Cariacica, ela saiu da visita com leite e outros produtos da roça quando levou um susto na via. 

"Era muita carcaça. Inclusive, acumuladas no matagal próximo. Eu acredito que sejam cabeças de cachorro. Não quero nem imaginar o que devem fazer com a carne deles e onde devem usar", comentou.

Ela disse que moradores e passantes da estrada disseram que essa situação tem se repetido nos últimos meses. "É preciso fiscalização", reclama.

Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha irá ao local analisar as carcaças

A Prefeitura de Vila Velha foi procurada. Por meio de nota, respondeu que, em análise prévia da imagem, o médico veterinário da secretaria de Meio Ambiente acredita que as carcaças sejam de suínos abatidos. 

O local será vistoriado nesta terça-feira (01) para confirmação e recolhimento, se estiver em área do município, já que a estrada também chega até Cariacica.

Já a Polícia Ambiental respondeu que, em casos de flagrante de qualquer tipo de delito, a Polícia Militar pode ser acionada via Ciodes pelo telefone 190, para que uma viatura verifique a ocorrência em andamento. 

"Entretanto, a investigação compete à Polícia Civil. Portanto, é necessário que o interessado ou envolvido registre a ocorrência em uma delegacia para que o caso possa ser apurado", finaliza. 

Pontos moeda