Geral

Ônibus seletivos vão voltar a circular no ES? Veja o que diz a Ceturb

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos informou que a prioridade é melhorar a qualidade do serviço do Sistema Transcol

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / GVBus
Os ônibus seletivos foram retirados de circulação em março de 2020 

Quem sente saudades dos ônibus seletivos, com ar-condicionado, em que não era necessário passar por um dos terminais rodoviários, terá que guardar as viagens com mais conforto apenas as lembranças. 

Pelo menos até o momento, segundo Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), ainda não há definição quanto ao retorno do serviço.

Nesta quarta-feira (23), através de nota, a Ceturb informou que o Seletivo foi criado para ser um serviço diferenciado, com tarifas mais caras e sem subsídio. Dessa forma, a prioridade do Governo do Estado, é melhorar a qualidade do serviço do Sistema Transcol que atende mais de 99% da demanda de passageiros. 

Os ônibus seletivos foram retirados de circulação em março de 2020 devido à pandemia da covid-19, assim como os coletivos comuns que também possuíam ar-condicionado. Em outubro daquele ano, mais de 120 coletivos com ar voltaram a circular, exceto os do serviço seletivo. 

Na ocasião, a Ceturb disse que, em outubro de 2020, o volume de passageiros era 40% menor do que antes da pandemia.

A Companhia informou que "todos os itinerários que eram atendidos pelo sistema seletivo, são atendidos pelas linhas convencionais, o que garante a manutenção do atendimento dos usuários."

A Ceturb disse, ainda, que, com a ampliação do Transcol para o município de Vitória, a frota passou a contar com 1.600 veículos. Atualmente são realizadas 12.700 viagens por dia com uma média de 522 mil passageiros transportados diariamente.

Para 2022, também está dentro dos planos da Ceturb continuar o movimento de renovação de frota, tanto de ônibus convencionais como de micro-ônibus. Também está previsto, ainda para o primeiro semestre, a aquisição de quatro ônibus elétricos para compor a frota do Transcol.

Confira a nota da Ceturb, na íntegra: 

A Ceturb-ES informa que ainda não há definição quanto ao retorno do Serviço Seletivo. Ele foi criado para ser um serviço diferenciado, com tarifas mais caras e sem subsídio. Dessa forma, a prioridade do Governo do Estado, é melhorar a qualidade do serviço do Sistema Transcol que atende mais de 99% da demanda de passageiros.

Desde de 2019, a frota do Sistema Transcol passou a contar com ônibus novos, com equipamentos modernos de ar condicionado. Além disso, todos os itinerários que eram atendidos pelo sistema seletivo, são atendidos pelas linhas convencionais, o que garante a manutenção do atendimento dos usuários.

O Governo do Estado tem investido na ampliação e renovação da frota do Transcol e hoje já são mais de 400 veículos equipados com sistema de refrigeração, que circulam tanto em linhas troncais quanto alimentadoras. Até o final de 2022, serão, ao todo, 600 ônibus com ar condicionado.

Com a ampliação do Transcol para o município de Vitória, a frota do do Sistema passou a contar com 1.600 veículos. Atualmente são realizadas 12.700 viagens por dia com uma média de 522 mil passageiros transportados diariamente.

Para 2022, também está dentro dos planos continuar o movimento de renovação de frota, tanto de ônibus convencionais como de micro-ônibus. Também está previsto, ainda para o primeiro semestre, a aquisição de quatro ônibus elétricos para compor a frota do Transcol.

As linhas do Transcol são monitoradas constantemente e sempre que é detectado um aumento de demanda em alguma linha, ajustes são feitos para otimizar a oferta.
Pontos moeda