Geral

Tem um animalzinho? Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado em Vitória

A segunda etapa acontecerá no dia 14 de março nas regiões Continental e Maruípe. No dia 21, será a vez da terceira etapa, que acontecerá nas regiões do Forte São João e do Centro de Vitória

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, o objetivo é vacinar cerca de 20 mil animais para criar uma barreira imunológica na capital Foto: Divulgação/Prefeitura

Se você tem cão ou gato em casa, começa a partir deste sábado (07) até o dia 21 de março, uma grande campanha de vacinação contra o vírus da raiva, em Vitória

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) o objetivo é vacinar cerca de 20 mil animais para criar uma barreira imunológica, dificultando à disseminação do vírus em cães e gatos, protegendo, também, a população humana.

A campanha de vacinação acontecerá em três etapas: a primeira, que será neste sábado (07), terá pontos de vacinação em praças, parques, próximos de escolas e de unidades de saúde, nas regiões de São Pedro, Maruípe e Santo Antonio. A vacinação ocorrerá sempre no horário de 8h as 17 horas.

O proprietário deverá levar a carteirinha de seu animal ou, se não tiver, o CVSA oferecerá uma nova carteirinha no momento da vacinação. Veja programação com os bairros e locais de vacinação da primeira etapa.

A segunda etapa acontecerá no dia 14 de março nas regiões Continental e Maruípe. No dia 21, será a vez da terceira etapa, que acontecerá nas regiões do Forte São João e do Centro de Vitória.

A campanha antirrábica envolve todos os cães e gatos com mais de 90 dias de vida e independente do estado de saúde. Os animais que irão se vacinar pela primeira vez na campanha, deverão ser levados ao posto fixo do CVSA, no bairro Resistência, entre 21 a 30 dias após a primeira dose, para o recebimento da segunda dose.

“A prevenção da raiva é o melhor procedimento, pois evita o sofrimento do animal, do proprietário e gastos elevados para o poder público”, explica a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati. “Por isso, a campanha anual de vacinação de cães e gatos é uma das ações mais eficazes, uma vez que, quando bem conduzida, são alcançados elevados índices de cobertura animal, evitando assim a propagação do vírus rábico em nosso município”, revela a coordenadora.

A raiva

A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordeduras. Trata-se de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, sendo uma das mais antigas doenças conhecidas, representando ainda nos dias atuais um sério problema de saúde publica. No ambiente urbano, os principais hospedeiros do vírus constituem os cães, gatos e morcegos.

Pontos moeda