Geral

Iêmen: forças do governo entram em confronto com rebeldes no sul do país

Redação Folha Vitória

Sanaa - Forças militares do Iêmen entraram em confrontos com rebeldes Houthis neste sábado, na cidade portuária de Aden, no sul do país. Os conflitos em Aden, que fica no distrito de Mansoura, têm se expandido para o sul, uma vez que muitos civis deixaram suas casas. Segundo oficiais, os embates violentos acontecem desde a última quinta-feira entre os Houthis e as forças de segurança baseadas na cidade de Taiz. Pelo menos 85 combatentes de ambos os lados foram mortos.

Afiliados locais tanto da Al Qaeda quanto do Estado Islâmico lutam contra as forças de segurança do governo do Iêmen, usando armamento pesado. Uma coalização de países liderados pela Arábia Saudita realizou ataques aéreos à cidade pela primeira vez, de acordo com autoridades. Al Qaeda e Estado Islâmico estão explorando a instabilidade política causada por uma guerra civil no Iêmen há 18 meses, e esses grupos têm conseguido expandir seu território no sul e leste do país.

O conflito no Iêmen coloca o governo reconhecido internacionalmente e apoiado pela coalizão de liderança saudita e pelos Estados Unidos contra os rebeldes conhecidos como Houthis, alinhados com um ex-presidente. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda