Geral

Iêmen: governo e rebeldes fecham acordo de cessar-fogo, dizem fontes

Redação Folha Vitória

Sanaa - Os rebeldes xiitas iemenitas e governo do Iêmen chegaram a um acordo para começar um cessar-fogo por uma ou duas semanas antes da nova rodada de negociações entre os dois lados, que deve começar em abril, disseram autoridades do país neste domingo.

Funcionários do governo participam de conversas neste domingo em Sanaa, capital iemenita, entre os rebeldes e o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed. Todas as fontes falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizadas a conversar com repórteres.

De acordo com as mesmas fontes, os rebeldes xiitas houthis concordaram em implementar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que os obriga a entregar suas armas e se retirar do território que ocupam, incluindo Sanaa. Os oficiais do governo também disseram neste domingo concordar com o cessar-fogo como um primeiro passo para os dois lados mostrarem boas intenções.

Tentativas anteriores de implementar um cessar-fogo no Iêmen não tiveram êxito, com cada lado acusando o outro de violar imediatamente os termos do acordo. A primeira rodada de negociações de paz foi realizada na Suíça em dezembro, mas nunca retomada.

O país tem sido assolado pelos combates entre o governo reconhecido internacionalmente e apoiado por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita e os rebeldes, que estão aliados com o ex-presidente Ali Abdullah Saleh. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda