Geral

Em SP, projeto vai em busca de ave quase desaparecida na região de Rio Preto

Redação Folha Vitória

Desde janeiro deste ano, pesquisadores vasculham as matas ciliares de afluentes dos Rios Pardo e Turvo, na região de São José do Rio Preto (SP), em busca de uma raridade. Com equipamentos como binóculos, filmadoras e gravadores, eles tentam registrar a presença do aracuã Ortalis remota, ave que se acreditava extinta na natureza.

A rigor, nem se considerava que esse pássaro lendário fosse uma espécie autônoma, mas uma subespécie do aracuã-pintado (Ortalis guttata), ave da família dos cracídeos, a mesma do mutum e do jacu.

De acordo com o ornitólogo Carlos Gussoni, coordenador do grupo, os primeiros resultados são animadores. Nas incursões iniciais, a equipe da Sociedade para Conservação de Aves do Brasil (Save Brasil) registrou 29 indivíduos da espécie. "Pela extensão da área já pesquisada, acreditamos que o número final pode chegar a pouco mais de 100 exemplares", disse.

Por esse número, segundo o ornitólogo, é possível entender porque a Ortalis remota já é considerada uma das aves mais ameaçadas de extinção do planeta. "O total de indivíduos está muito abaixo do limite para ser considerado criticamente ameaçado", disse. Uma ave nessa condição, a jacutinga, típica da Mata Atlântica, tem cerca de 10 mil indivíduos no Estado de São Paulo.

A busca pela nova espécie de ave teve início a partir de uma pele coletada em 1927 e depositada no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Não havia ave correspondente à do couro taxidermizado, mas se parecia com a pele de aves da família dos cracídeos, o que levou à crença de que se tratava de uma subespécie extinta do aracuã-pintado (Ortalis guttata).

Em 2001, porém, o ornitólogo norte-americano Edwin Willis registrou ter encontrado, entre Nova Granada e Barretos, no interior paulista, a ave que podia "vestir" a pele guardada no museu da USP, mas era um pássaro diferente do aracuã-pintado. Apenas recentemente, após estudos científicos, a Ortalis remota foi reconhecida como uma espécie plena.

Gussoni conta que o novo pássaro difere do parente mais próximo na plumagem e na voz. "Dá para diferenciar visualmente pelo padrão de pintas no peito, além da vocalização. Na região, a ave é conhecida como jacuzinho, por ser menor que o jacu, e também por "guarda faca", pois parece falar isso. Já sabemos que é uma ave de beira de rio, pois todas estavam em mata ciliar."

Os achados se distribuem numa faixa territorial que vai de Barretos a Rio Preto, restritos a uma dezena de municípios. "Vimos que a espécie está se reproduzindo, pois achamos indivíduos jovens em Guapiaçu, mas ainda não encontramos ninhos."

O projeto "Estimativa populacional e conservação do criticamente ameaçado Ortalis remota", desenvolvido pela Save Brasil, pretende estimar o tamanho populacional da ave no Estado e desenvolver estratégias para salvar a espécie da extinção. As aves da família dos cracídeos ocorrem exclusivamente no continente americano. Os trabalhos seguem até dezembro deste ano, com apoio financeiro de R$ 63 mil da Fundação Grupo Boticário.

Ao final, será proposta a criação de uma unidade de conservação na porção territorial mais habitada pela espécie, já que, atualmente, não existe área protegida no espaço paulista ocupado pelo Ortalis remota.

Pontos moeda